A vereadora Zoe Martínez (PL-SP), de São Paulo, divulgou um vídeo nessa segunda-feira (17/2) alegando que a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) usou cerca de R$ 1,5 milhão em emendas parlamentares para financiar as ações da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), da qual a própria deputada é presidente.
“A Erika Hilton aprendeu direitinho a auto solidariedade dos esquerdistas. A bonita [Erika Hilton] simplesmente destinou um milhão e meio de reais para uma ONG criada por ela mesma e ainda ela é presidente”, denuncia Martínez.
De acordo com a vereadora, Erika, como deputada, “manda emenda, recebe emenda dela mesma na ONG e ainda decide o que será feito com o dinheiro”.
Veja:
Agora entendi o porquê da Firmina da esquerda gostar tanto de uma ONG.
#investigacao #ongs #zoemartinez pic.twitter.com/3l28hXPGC9 — Zoe Martínez (@zoemartinez_05) February 17, 2025
A vereadora alegou ainda que a deputada pode estar “sendo beneficiada pelas próprias emendas parlamentares, usando a militância em ganho próprio”.
“Essa ONG foi a mesma que lançou o manifesto da Érika Hilton em favor da escala 6×1”, alega a vereadora.
Martínez também acusa a deputada de não ter participado da campanha 6×1 nem do estudo sobre o impacto econômico que o projeto poderia causar no país.
A Abong é uma associação brasileira de ONGs que atua em parceria com movimentos sociais, promovendo a igualdade de direitos e combatendo discriminações, conforme descrito em seu site.
O Metrópoles acionou a assessoria da deputada Érika Hilton e aguarda retorno sobre a fala da vereadora.