O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou, nesta terça-feira (18/2) com o chefe da França, Emmanuel Macron. Um dos temas do diálogo foi a situação internacional, diante das negociações promovidas pela França a respeito da Guerra da Ucrânia.
“Expressei minha preocupação com o cenário internacional e reafirmei o compromisso do Brasil com a promoção da paz e a defesa da democracia. Nós dois reconhecemos a importância de uma solução para a guerra na Ucrânia que inclua a participação de todas as partes envolvidas no conflito”, informou o Palácio do Planalto, por meio de nota.
“Por telefone, conversei com o presidente da França sobre temas da agenda global e das relações bilaterais entre nossos países”, publicou o perfil de Lula nas redes sociais. “Expressei minha preocupação com o cenário internacional e reafirmei o compromisso do Brasil com a promoção da paz e a defesa da democracia. Nós dois reconhecemos a importância de uma solução para a guerra na Ucrânia que inclua a participação de todas as partes envolvidas no conflito”, seguiu o presidente.
Ainda segundo o Planalto, os dois presidentes conversaram sobre a importância de encontrar uma solução pacífica para solucionar o conflito entre os dois países, no leste europeu.
COP30
Os mandatários também conversaram a respeito da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, no Pará, em novembro. Segundo o petista, Macron estará presente para discutir a ampliação do financiamento climático, relacionado ao Acordo de Paris.
“Falamos também sobre a COP 30, o importante apoio de Macron e a ampliação do financiamento climático disponível para países em desenvolvimento, no contexto dos 10 anos do Acordo de Paris”, disse Lula.
Lula finalizou informando que aceitou o convite de Emmanuel Macron para uma visita de Estado à França, nos dias 6 e 7 de junho. Além da participação dele na Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano, na França, entre 9 e 13 de junho.