O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) respondeu neste sábado (8/3) o ministro da Fazenda do governo Lula (PT), Fernando Haddad, que o alfinetou em uma entrevista na noite de sexta-feira (7/3).
Durante sua participação no podcast Flow, Haddad criticou a nova rodada de tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele comparou a política protecionista dos EUA com as recentes medidas do governo brasileiro para reduzir impostos sobre alimentos, citando, inclusive, Bolsonaro.
“O Trump está lá, taxando. Você vê que coisa, né? O cara que o Bolsonaro apoia nos Estados Unidos tá querendo taxar o mundo inteiro e Lula acabou de anunciar redução do imposto de alimentos”, afirmou Haddad.
Neste sábado, Bolsonaro foi às redes sociais para responder: “Alguém avisa ao Haddad que o @realDonaldTrump
está taxando os outros, não o próprio povo. Sugiro ao Lula marcar audiência com Trump e @elonmusk
para discutir tarifas, bem como, para falar-lhes sobre o Hamas e os 37 acordos assinados com a China”, escreveu.
Ele ainda citou a volta da exigência de visto para americanos e disse que ela “fará com que o Brasil deixe de receber milhares de turistas e milhões de dólares”.
Veja o post:
– Alguém avisa ao Haddad que o @realDonaldTrump está taxando os outros, não o próprio povo. Sugiro ao Lula marcar audiência com Trump e @elonmusk para discutir tarifas, bem como, para falar-lhes sobre o Hamas e os 37 acordos assinados com a China.
– No mais, com a volta da… pic.twitter.com/bdgRRKu8CF
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) March 8, 2025
As novas tarifas dos EUA, que entraram em vigor na última terça-feira (4/3), fazem parte de uma estratégia para fortalecer a indústria norte-americana e equilibrar relações comerciais.
A decisão pode ter impacto na economia global e afetar as relações comerciais dos EUA com diversos países, incluindo o Brasil.
Dia da Mulher
Bolsonaro também compartilhou um vídeo em que cumprimenta e tira fotos com apoiadoras, a maioria motoqueiras, no Palácio do Buriti, em Brasília (DF). Segundo ele, o momento ocorreu na manhã deste sábado, Dia Internacional da Mulher.
– Jair Bolsonaro.
– Dia Internacional da Mulher.
– Palácio Buriti / Parada inopinada.
– Brasília/DF 8 Mar 11h. pic.twitter.com/4yi8R10yn3— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) March 8, 2025
Em Angra dos Reis (RJ), no Carnaval, o ex-mandatário chamou mulheres filiadas ao PT de “feias” e “incomíveis”.
“Você pode ver, não tem mulher bonita petista. Só tem feia. Às vezes, acontece, eu estou no aeroporto e alguém me xinga. Eu olho para a cara dela e penso: ‘Nossa, mãe, incomível’”, disse o presidente na gravação.