Nelson Leal (PP), deputado estadual pela Bahia, protocolou um projeto na Assembleia Legislativa do estado que prevê a entrega da Comenda 2 de Julho à cantora Beyoncé. A honraria é a mais alta homenagem concedida pela casa a personalidades que contribuíram de alguma forma com o desenvolvimento local.
O projeto foi protocolado no dia 13 de fevereiro e está em tramitação na Assembleia baiana. Beyoncé esteve em Salvador (BA) no dia 21 de dezembro de 2023, numa visita surpresa que “parou a internet”. A cantora veio ao Brasil, à época, para divulgar o filme “Renaissance: a film by Beyoncé”, referente à turnê do disco anterior.
Na justificativa da proposta de homenagem, Nelson Leal, que é ex-presidente da Assembleia da Bahia, ressaltou a produção musical da artista, as ações sociais da fundação Beygood e, claro, a relação dela com Salvador.
“É com satisfação que rendo esta justa homenagem a Beyoncé, por presentear a todos nós com músicas e entretenimento de qualidade, tornando-se um verdadeiro ícone, sobretudo, da música mundial, além de ações sociais através da Beygood, fundação de caridade da artista americana que vai oferecer bolsas para empreendedores negros e indígenas no Brasil”, expressou o parlamentar.
Visita a Salvador em 2023
Na visita a Salvador, em 2023, Beyoncé não escolheu a capital baiana por acaso, pelo contrário. Além de ser a cidade mais negra do Brasil, ela é conhecida, também, por ter a maior comunidade de negros e negras fora do continente africano.
“Era muito importante para mim estar aqui na Bahia. Renaissance é sobre liberdade, beleza, alegria, [que é] tudo o que vocês brasileiros representam. Estou muito feliz de estar aqui e ver o rosto lindo de vocês”, declarou Beyoncé, na ocasião.
A cantora norte-americana lançou, recentemente, a turnê Cowboy Carter Tour 2025, com shows previstos em cidades dos Estados Unidos e da Europa. Apesar do clamor dos fãs brasileiros, ainda não há previsão de apresentações da artista por aqui. A última vez que Beyoncé fez um show no Brasil foi em 2013.