Home Brasilia Vigilância Sanitária fiscaliza clínicas que usam PMMA incorretamente

Vigilância Sanitária fiscaliza clínicas que usam PMMA incorretamente

0

A Vigilância Sanitária do Distrito Federal e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autuaram, nesta quarta-feira (12), clínicas de estética que estariam usando de forma irregular a substância polimetilmetacrilato (PMMA). Com produtos vencidos e descarte inadequado, uma das lojas foi parcialmente interditada.

A operação, chamada Estética com Segurança, visa minimizar situações que possam trazer risco à saúde dos usuários. Os agentes visitaram clínicas do Distrito Federal e de Goiânia, São Paulo, Osasco, Barueri e Belo Horizonte.

A ação também envolveu inspeções investigativas em dois fabricantes de dispositivos médicos nas cidades de Anápolis (GO) e Porto Alegre (RS).

Durante a inspeção, as equipes da Secretaria de Saúde (SES-DF) e da Anvisa identificaram ainda falta de licença sanitária e de responsável técnico pelos procedimentos, produtos sem registro ou vencidos e frascos sem identificação.

“Com um aumento exponencial de abertura de novos estabelecimentos de serviços de estética, a missão de fiscalizar é desafiadora, visto que a segurança do paciente não tem conseguido alcançar o crescimento da cultura da beleza”, avalia a gerente de Serviços de Saúde (Geses), da SES-DF, Fernanda Iwakawa.

Como se prevenir

A Vigilância Sanitária do DF recomenda que, em caso de dúvidas, o paciente consulte se o estabelecimento possui alvará/licença sanitária válida, bem como se o profissional possui credencial para atuar no ramo. Para isso, basta acessar o site de consultas da Anvisa.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile