Ventos fortes, que alcançaram 80 km/h, levaram pilotos de aviões a usar técnica avançada para conseguir fazer pousos seguros no Aeroporto de Birmingham, nesta quarta-feira (16/4).
Vídeo mostra pelo menos quatro aviões com instabilidade devido às fortes rajadas de vento. A manobra de aterrissagem usada é chamada de “pouso-caranguejo”. É uma técnica usada para pousar com segurança em condições de vento cruzado. O piloto precisa desviar o nariz do avião da direção do vento.
Veja o momento em que pilotos enfrentam rajada de vento:
Contra o vento
- Na técnica do “pouso caranguejo” o piloto inclina o bico do avião na direção do vento, mantendo o nariz alinhado à pista.
- A impressão é de que o avião pousa quase de lado antes de se alinhar totalmente com a pista.
- Uma das rodas toca o solo primeiro, seguida pela outra.
- É usada a tração dos motores para compensar o vento cruzado.
Os fortes ventos na região da Inglaterra provocaram dificuldades de pilotos pousarem. O avião da companhia aérea Ilhas Azuis de Jersey, chegou a ser atingido por ventos de 80 km/h. A impressão é que ele despenca antes de ser controlado pelos pilotos.
Um jato de passageiros da Vueling, que vinha de Barcelona, precisou usar a mesma técnica. Uma aeroplano da Ryanair, também foi empurrado pelos ventos. Outro voo da aerLingus, que saiu de Belfast, também lutou contra as condições climáticas extremas.