A língua esbranquiçada é um sinal que pode estar relacionado a alguns problemas, entre eles, a saburra lingual. A condição é resultado do acúmulo de resíduos e bactérias na superfície do órgão quando ele não é higienizado de forma adequada.
A odontologista Fabiana Cavallini Magalhães, da Clínica Omint Odonto e Estética, explica que a presença de resíduos alimentares na cavidade oral cria um ambiente ideal para a proliferação de bactérias, podendo resultar em cáries ou até mesmo periodontite.
No entanto, o problema pode se agravar ainda mais quando a placa bacteriana se transforma em tártaro. Ela é uma camada endurecida de sujeira que se acumula nos dentes e só pode ser removida em consultório odontológico.
Língua também precisa ser higienizada
Além de ser considerada um órgão, a língua é um dos músculos mais importantes do corpo humano, desempenhando funções vitais como mastigação, deglutição, percepção de sabores e fala.
Para evitar que a língua fique branca, bons hábitos de higiene bucal são essenciais. “Escovar os dentes após as refeições é fundamental, mas não podemos nos esquecer da limpeza da língua para uma higiene completa”, destaca Fabiana.
![Pai ensinando filho a escovar os dentes Quando começar a escovar os dentes? Um guia da saúde bucal na infância](https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2025/02/05184052/Guia-para-escovar-dentes-na-infancia-como-ensinar-a-escovar-os-dentes-2.jpg)
Leia a notícia completa no portal Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!