Refrescante, versátil e doce. Essas são as principais características da melancia, que pode ser usada no preparo de sobremesas e sucos. Mas algumas pessoas ainda têm dúvidas quanto ao consumo da fruta.
“A melancia é uma fruta com bastante quantidade de água e com baixas calorias, uma ótima opção para ajudar na hidratação ao longo do dia, assim como o melão. Por conter bastante fibra, auxilia no bom funcionamento intestinal”, diz a nutricionista Andrea Santamaria, da clínica Sculpté.
Assim, a melancia não ajuda apenas quem treina, ela também serve como boa opção ao longo do dia: no café da manhã, como snacks de tarde ou até no momento de descontração com os amigos.
“Rica em vitamina A, C e licopeno, ótimos antioxidantes, a melancia ajuda a reduzir o estresse oxidativo, sendo assim favorável para a recuperação muscular e prevenção de doenças cardiovasculares”, complementa a profissional.
Outro impacto da melancia para saúde
“Assim como a pitaya, a melancia é rica em vitamina C, licopeno e betacaroteno. Também é fonte de vitaminas do complexo B, além de cálcio, fósforo, magnésio, potássio e cobre, minerais que fazem parte das estruturas osteomusculares e impulsos neurológicos.
Por ser uma fruta de grande produção no Brasil, é uma boa alternativa para o consumo desses micronutrientes”, garante a nutricionista Camila Malafronte, do Hospital São Marcelino Champagnat.
Leia a matéria completa no portal SportLife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!