spot_img
domingo, 23 março, 2025
More
    spot_img
    HomeBrasil“Presidente achou importante mudança de perfil na Saúde”, diz Nísia

    “Presidente achou importante mudança de perfil na Saúde”, diz Nísia

    -

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) justificou a troca de Nísia Trindade por Alexandre Padilha no Ministério da Saúde com o intuito de realizar uma “mudança de perfil” à frente da pasta. A informação foi confirmada pela própria ministra, durante conversa com jornalistas, nesta quarta-feira (26/2).

    “Depois da conversa com o presidente, tem o tom dele me comunicar a sua avaliação, desse segundo momento do governo, vamos dizer assim, e que ele achava importante uma mudança de perfil à frente do Ministério da Saúde, me agradecendo pelo trabalho realizado”, disse Nísia Trindade.

    “O presidente entende que as dimensões técnico/políticas, no meu entendimento do que ele relatou, são importantes neste momento. O que eu disse para ele: ele é um técnico de um time. Faz parte da vivência de cada governo a troca de ministros. Isso nada depõe em relação ao meu trabalho”, pontuou a ministra.

    Segundo o Palácio do Planalto, Nísia Trindade fica no cargo até 6 de março, quando Alexandre Padilha, atual ministro das Relações Institucionais, retornará ao comando do Ministério da Saúde, posto que ocupou durante o governo de Dilma Rousseff (PT).

    A gestão de Nísia Trindade foi marcada por diferentes crises, que culminaram na demissão dela. No primeiro ano de mandato, o Ministério da Saúde não conseguiu reduzir o número de mortes de indígenas da etnia Yanomami, alvos da ação de garimpeiros, em Roraima. O governo chegou a decretar emergência de saúde pública na região.

    Já em 2024, a pasta sofreu com desgaste em decorrência do alto número de casos de dengue. O país ultrapassou a marca dos 6,6 milhões de casos da doença, o maior índice da história.

    No final do ano passado, o Metrópoles, na coluna do Tácio Lorran, mostrou que a pasta de Nísia incinerou 10,9 milhões de vacinas com o prazo de validade expirado. A maior perda foi de imunizantes da Covid-19.

    A ministra também era alvo frequente de críticas por parte de senadores e deputados federais, que relataram dificuldade de interlocução com Nísia Trindade. A insatisfação ocorre porque a pasta recebe 50% das emendas individuais dos parlamentares, dinheiro esse que é destinado para o reduto eleitoral dos políticos.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,300SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts