Home Saúde Opas emite alerta para risco de surto do tipo 3 da dengue...

Opas emite alerta para risco de surto do tipo 3 da dengue nas Américas

0

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu um alerta epidemiológico sobre o aumento do risco de surtos de dengue nas Américas devido à circulação do sorotipo DENV-3 em vários países. O órgão recomenda que as nações reforcem as medidas de vigilância, diagnóstico precoce e atendimento médico para conter possíveis aumentos de casos.

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Cada um gera imunidade apenas contra o mesmo sorotipo, o que significa que infecções subsequentes por tipos diferentes aumentam o risco de formas graves da doença.

O DENV-3 tem sido associado a quadros graves, mesmo em infecções primárias, o que preocupa as autoridades de saúde.

Segundo a Opas, o DENV-3 foi identificado em países como Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, Peru e Argentina.

No Brasil e na Colômbia, o aumento de casos relacionados ao DENV-3 foi registrado, especialmente, entre crianças. O ressurgimento do sorotipo, após anos de baixa circulação, aumenta a vulnerabilidade de parte da população que não teve exposição anterior ao vírus.

Situação epidemiológica

Em 2024, as Américas registraram mais de 13 milhões de casos de dengue, dos quais 22.684 foram classificados como graves, resultando em 8.186 mortes.

Já nas primeiras semanas de 2025, 23 países notificaram 238.659 casos, com o Brasil concentrando 87% desse total. Colômbia, Nicarágua, Peru e México também aparecem entre os países com maior número de infecções. Foram contabilizados 263 casos graves e 23 óbitos no período.

Diante do alerta da Opas, o Ministério da Saúde ressaltou a importância da mobilização conjunta para minimizar os impactos da doença. “Esse alerta é importante para que os países com o aumento no número de casos possam elaborar ações para reduzir o impacto da doença e proteger o próprio país e os vizinhos”, afirmou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, em comunicado.

A pasta destacou que o DENV-3 foi identificado no Brasil ainda em 2023 e que, desde então, tem intensificado as ações de vigilância, em colaboração com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a população.

Até o momento, o país registra 257.284 casos prováveis e 72 óbitos por dengue em 2025, uma redução de 63% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 698.482 casos prováveis e 617 mortes.

Recomendações

Para enfrentar o cenário, a Opas reforça a importância de campanhas de mobilização social, eliminação de criadouros do mosquito e capacitação dos profissionais de saúde para o diagnóstico e manejo da doença.

A vacinação, recentemente incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) no Brasil, também é uma das estratégias para proteger a população e evitar o agravamento dos casos.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile