O feriado mais aguardado do ano para muitos brasileiros está aí! E, antes de ir para o bloquinho e pular Carnaval, é importante ter em mente uma série de cuidados para evitar problemas com a saúde. Isso inclui, naturalmente, uma atenção maior com a alimentação.
O que comer antes do bloquinho?
“Durante a folia gastamos muita energia! Energia para o corpo é sinônimo de consumo de carboidratos, então para não ficarmos indispostos e ter hipoglicemia, precisamos consumir boas fontes de carboidratos antes e depois do bloquinho”, explica a nutricionista Carol Caldas.
Pensando nisso, a especialista sugere um prato ideal para aproveitar um dia cheio de folia. “Antes de sair, faça um sanduíche com pão integral, folhas, pasta de frango. Essa combinação traz tudo o que o nosso corpo precisa: um bom carboidrato, fibras para dar saciedade e proteína para compor nossa massa muscular e não sentirmos dores nas pernas. Após o bloco, pode comer comida mesmo: purê, salada e proteína”, afirma.
A também nutricionista Thaís Conte reforça a importância de priorizar carboidratos complexos e proteínas, que têm digestão lenta e proporcionam maior saciedade. “Pois, se estiver de estômago vazio, aumentam as chances de a bebida alcoólica ter efeito nocivo mais potente e ocasionar até distúrbios de consciência”, alerta.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!