O motorista do ônibus que colidiu com uma caminhonete no Park Way, na manhã desta terça-feira (2/1), afirmou que não teve muito tempo para pensar no que fazer para evitar o acidente.
Joanilson Filho de Oliveira, de 40 anos, fazia a linha sentido Brasília-Rodoviária quando o veículo de passeio invadiu a faixa contrária e bateu de frente com o coletivo. O homem que pilotava a caminhonete morreu.
“Ele [o motorista da caminhonete] passou por cima do canteiro e, quando eu vi, eu passei também. Foi o único jeito que eu achei para evitar o pior. Os passageiros, como é de costume, ficaram um pouco angustiados, alguns tiveram arranhões superficiais e foram levados para o hospital”, explicou.
O motorista afirmou nunca ter passado por algo assim, mesmo com 18 anos de experiência. “Foi a primeira vez, é um sentimento ruim passar por uma situação dessa carregando vidas. A gente se sente ruim. Mas infelizmente estamos sujeitos a isso no trânsito”, lamenta. Ele sofreu ferimentos leves nas pernas.
Segundo a Polícia Militar do DF (PMDF), o acidente foi na DF-001, no km 31, em frente à quadra 27 do Park Way, no sentido Plano Piloto.
De acordo com o primeiro-sargento Claiton Mendes, da PMDF, o motorista da caminhonete, o mestre de obras Valdivaldo Cândido da Costa, faria 52 anos na quinta-feira (4/1). O corpo da vítima ficou preso nas ferragens.
Carro na contramão
Testemunhas disseram à reportagem que a caminhonete seguia pela pista contrária, atravessou o canteiro central, invadiu a outra via e bateu de frente com o ônibus.
“Foi rápido demais. O carro veio de frente, na contramão”, disse a passageira do ônibus Marta Vieira de Oliveira, de 60 anos.
motorista morre após forte colisão com ônibus no Park Way
motorista morre após forte colisão com ônibus no Park Way2
motorista morre após forte colisão com ônibus no Park Way3
motorista morre após forte colisão com ônibus no Park Way4
motorista morre após forte colisão com ônibus no Park Way5
motorista morre após forte colisão com ônibus no Park Way6
motorista morre após forte colisão com ônibus no Park Way7
motorista morre após forte colisão com ônibus no Park Way8
0
A mulher, que bateu a cabeça duas vezes na colisão, acrescentou que o motorista do ônibus tentou desviar e foi parar no canteiro central. “Se ele não tivesse tirado rápido, teria morrido todo mundo.”
Feridos
O ônibus envolvido no acidente é da União Transporte Brasília e fazia a linha 4004 (Pedregal-Brasília).
Seis passageiros foram encaminhados para o Hospital de Base e outros cinco, para o Hospital de Santa Maria. Quatro receberam atendimento no local, sem gravidade.