O Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais (CBMMG) encerrou, nesta segunda-feira (13/1), a busca por vítimas soterradas por deslizamentos de terra após as chuvas que castigaram os municípios de Ipatinga e Santana do Paraíso, no Vale do Aço, Minas Gerais. O saldo trágico é de 11 mortos e 150 pessoas desabrigadas.
O que aconteceu:
- O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais encerrou a busca por vítimas do deslizamento de terra em Ipatinga.
- Os fortes temporais que causaram deslizamentos também provocaram as mortes de 11 pessoas, entre elas duas crianças.
- O prefeito do município pediu ajuda com doações.
- Em um vídeo publicado nas redes sociais, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, disse que irá visitar o município.
- Cerca de 80 detentos trabalham no resgate das vítimas.
Em nota, a prefeitura destacou que os desabrigados receberam atendimento inicial em escolas próximas aos bairros afetados pelo temporal. Os desalojados serão encaminhados para o estádio Ipatingão. O município publicou um decreto que declara situação de emergência.
Segundo o último balanço da Defesa Civil do município, cerca de 150 pessoas estão desalojadas. O prefeitoe Gustavo Nunes (PL) pediu ajuda com doações de água mineral, alimentos, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, colchões e lonas.
As vítimas:
Ipatinga
Rua Boston – Uma vítima
Criança, sexo masculino, 8 anos
Rua Turim, 40 – 5 vítimas
Criança, sexo feminino, 8 anos
Adulto, sexo feminino, 39 anos
Adulto, sexo feminino, 48 anos
Adulto, sexo feminino, 55 anos
Adulto, sexo feminino, 75 anos
Rua Turim, 225 – Uma vítima
Adulto, sexo feminino, 68 anos
Rua Salomão – Uma vítima
Adulto, sexo masculino, 31 anos
Rua Tucanuçu – Duas vítimas
1 adulto, sexo feminino, 69 anos
1 adulto, sexo masculino, 78 anos
Santana do Paraíso
Rua Finlândia – Uma vítima
Adulto, sexo feminino, 36 anos
A previsão era de que a cidade recebesse até 40 mm de chuva entre as 18h desse domingo (13/1) e a manhã desta segunda-feira (13/1). Mas em 30 dias, choveu diariamente na cidade, deixando o solo encharcado. Apenas na região do bairro Betânia foram registrados 204 mm de chuva em apenas uma madrugada.
De acordo com Nunes, a chuva pegou todos de surpresa. “Nós não estamos em uma situação normal. Estamos com vias obstruídas, os taludes encharcados, as terras muito molhadas, então gostaria de solicitar à população que não fique em locais de risco. Não tinha essa previsão, foi algo que pegou todo mundo de surpresa”, disse o prefeito.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou que visitará Ipatinga. Em um vídeo publicado nas redes sociais, Zema presta solidariedade às famílias das vítimas e afirma ter colocado a estrutura do governo estadual à disposição do prefeito Gustavo Nunes.
A Polícia Penal ainda irá disponibilizar, a partir desta segunda, cerca de 80 presos que irão ajudar as equipes de resgate.
“Momento é de solidariedade. Se não fossem os voluntários não tem equipe que desse conta de executar o trabalho que estamos executando. Momento é de comoção, mas também não é momento de abaixarmos a cabeça. Vamos trabalhar para resolver todos os problemas e voltarmos à normalidade”, finalizou o prefeito.