Home Brasil Marinho adianta que Caged de janeiro registra criação de 100 mil vagas

Marinho adianta que Caged de janeiro registra criação de 100 mil vagas

0

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, adiantou nesta segunda-feira (24/2) que o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de janeiro de 2025 registrou a criação de mais de 100 mil vagas. Ele revelou esse número em evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Rio Grande (RS).

O mercado reagiu mal ao adiantamento, com o Ibovespa em queda e os juros futuros em alta. O dólar opera com leve alta.

“Emprego formal, conforme nós estamos acostumados, é o mais seguro para a sustentabilidade econômica, para a sustentabilidade da Previdência Social e para a renda da classe trabalhadora brasileira. É assim que nós estamos fazendo a economia crescer”, iniciou ele em discurso.

“Na quarta-feira desta semana nós vamos anunciar o Caged de janeiro. Saiba que o Caged de janeiro vem com mais de 100 mil empregos criados no mês de janeiro deste ano, começando o ano gerando emprego de qualidade, e vamos repetir o ano inteiro”, completou.


Entenda

  • O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) é o dispositivo legal utilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego para acompanhar a situação da mão de obra formal no Brasil, a fim de levantar dados de geração de emprego e desemprego no país.
  • Os números do Caged de janeiro de 2025 deverão ser divulgados na próxima quarta-feira (26/2), mas o ministro do Trabalho adiantou os números.
  • Segundo Luiz Marinho, em janeiro, foram criadas mais de 100 mil vagas de empregos formais. O mercado esperava um número um pouco menor.

Em 2024, o Brasil registrou saldo positivo de 1,69 milhão de empregos formais (ou seja, com carteira assinada). Esse número representa alta de 16,5% em comparação a 2023, quando foram criados 1,45 milhão de postos com carteira assinada (dados com ajuste).

O resultado mostra que, após dois anos de desaceleração, a abertura de vagas de emprego formais voltou a crescer em 2024.

O saldo do acumulado do ano passado (janeiro a dezembro) é decorrente de 25,57 milhões de admissões e 23,87 milhões de desligamentos.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile