Importante para manter o corpo funcionando bem, o açúcar controlado e a pressão arterial regulada, o magnésio é uma das substâncias mais procuradas para manter a saúde.
“O mineral é fundamental para o trabalho dos neurônios. Para que o sistema nervoso funcione de forma adequada, precisamos do magnésio”, afirmou o nutricionista Omar de Faria Neto, em entrevista anterior ao Metrópoles.
A carência da substância pode diminuir a massa óssea, causar problemas no desempenho muscular e provocar cãibras doloridas. “O déficit de magnésio está associado à ansiedade, depressão, alteração do humor e piora da qualidade do sono”, informou o médico Guilherme Takassi, do Instituto Takassi Falcão, também em entrevista anterior ao Metrópoles.
Apesar da suplementação de magnésio ser comum, existem vários alimentos que fazem parte da dieta tradicional e são ricos no mineral.
Alimentos ricos em magnésio
- Cacau: 100 gramas da semente têm cerca de 500 mg de magnésio. O ideal é optar por chocolates amargos, com maior teor de cacau, para absorver melhor a substância.
- Oleaginosas: linhaça, gergelim e castanha-de-caju são conhecidos pela grande concentração de magnésio. As sementes têm 350 mg do mineral a cada 100 g, e a castanha, 260 mg.
- Vegetais verde-escuros: espinafre (79 mg a cada 100g), acelga (86 mg) e quiabo (57 mg) são ricos em magnésio e devem fazer parte da dieta para absorção do mineral.
- Frutas: banana, kiwi, tamarindo (92 mg), abacate e ameixa (41 mg) são boas fontes de magnésio.
- Carnes brancas: frango e peixe são opções interessantes para quem quer aumentar os níveis de magnésio no organismo.
A recomendação é que um adulto absorva entre 200 e 400 mg de magnésio por dia. Se a quantidade não for alcançada pela alimentação, pode ser necessário suplementar o mineral: é importante procurar um especialista para definir qual é o tipo de magnésio necessário, e qual a dose do suplemento.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!