spot_img
quinta-feira, 27 março, 2025
More
    spot_img
    HomeBrasiliaJustiça determina que autista é PCD em concursos públicos. Entenda

    Justiça determina que autista é PCD em concursos públicos. Entenda

    -

    Em decisão unânime, de 2ª instância, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) reconheceu candidatos com transtorno do espectro autista (TEA) como pessoas com deficiência (PCDs) em concursos públicos.

    Um candidato diagnosticado com TEA passou no concurso público para agente de vigilância ambiental (AVA) da Secretaria de Saúde do DF nas vagas para PCD. Mas, a junta médica não reconheceu a condição.

    A 2ª Turma Cível do TJDFT, em julgamento de 2ª instância, anulou a decisão da junta médica do concurso e determinou a nomeação do candidato com diagnostico de TEA nas vagas para PCDs.

    Segundo o desembargador e relator do processo Hector Valverde Santanna, a lei n. 12.764/2012 instituiu a política nacional de proteção dos direitos dos autistas, considerando-os como PCDs para todos os efeitos legais.

    De acordo com a magistrado, a legislação não fez distinção entre os graus de diagnóstico de TEA para o reconhecimento da condição de PCD.

    “Verifico que a decisão da Junta Médica foi genérica e insuficiente para afastar o relatório médico apresentado pelo apelado, o que a torna ilegal”, pontuou o desembargador.

    Não cabe à junta

    Na sentença, Valverde destacou que não cabe à junta médica substituir o legislador na criação de critérios distintivos não previstos em lei para avaliação da condição de deficiência do candidato.

    Para o magistrado, o comportamento do Estado é contraditório, porque reconhece a condição de pessoa com deficiência do apelado para benefícios e tratamento diferenciado, mas nega a concorrência como PCD em concurso.

    Nova sentença

    Por decisão unânime, a 4ª Turma Cível do TJDFT manteve sentença que garantiu a inclusão de candidato com TEA na concorrência destinada a PCDs em outro concurso público, em janeiro de 2025.

    No caso, o candidato estava inscrito no concurso para o cargo de Gestor em Políticas Públicas e Gestão Governamental.

    Outro lado

    O Metrópoles entrou em contato com o GDF e a Secretaria de Saúde sobre o caso. O espaço segue aberto para eventuais manifestações.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,300SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts