spot_img
quarta-feira, 26 março, 2025
More
    spot_img
    HomeBrasiliaJustiça anula mudança em concurso da PMDF. Saiba os efeitos na seleção

    Justiça anula mudança em concurso da PMDF. Saiba os efeitos na seleção

    -

    A 6ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) anulou a alteração no critério de corrida para candidatas no concurso público da Polícia Militar do DF (PMDF). A decisão foi unânime.

    A PMDF publicou um edital retificador do certame. A modificação beneficiou exclusivamente os candidatos do gênero masculino, pois reduziu a distância mínima exigida para eles, mas aumentou para as mulheres.

    A decisão permite que uma candidata que alcançou 2.100 metros no teste permaneça no certame, o que respeita o parâmetro inicial de metros previsto antes da retificação que ampliou a distância para 2.200 metros.

    Segundo a concorrente, a mudança do critério de corrida representava tratamento desigual e carente de embasamento técnico.

    O DF e a banca do certame, o Instituto AOCP, defenderam a legalidade da mudança e sustentaram que seguiam critérios científicos e parâmetros adotados em seleções anteriores.

    Violação

    Segundo a relatoria, o Poder Judiciário não pode intervir em todos os aspectos de concurso público, mas deve zelar pela legalidade dos atos administrativos.

    “A alteração de critérios beneficiou os candidatos do gênero masculino e prejudicou as candidatas do gênero feminino, o que viola o princípio da razoabilidade, além de causar discriminação de gênero”, sentenciou a Turma.

    Segundo o colegiado, a retificação do edital ocorreu de forma imotivada, o que acarretou em vantagem indevida aos homens e esforço desproporcional às mulheres.

    Suspensão

    A turma suspendeu os efeitos do edital retificador em relação ao teste de corrida feminino, com a determinação de que a candidata seja considerada apta se atingiu a marca de 2.100 metros.

    Caso não haja outro fator de eliminação, a concorrente poderá avançar nas etapas seguintes e, caso aprovada, integrar os quadros da PMDF.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,300SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts