A jornalista Vanessa Ricarte, assassinada brutalmente a facadas, aos 42 anos, pelo ex-companheiro, em Campo Grande (MS), morreu poucas horas após ter tido medidas protetivas deferidas pela Justiça. O crime aconteceu na tarde dessa quarta-feira (12/1) e o autor, o músico Caio Nascimento Pereira, 35 anos, foi preso em flagrante. Ele foi levado para a Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam), que investiga do caso.
A jornalista havia solicitado medida protetiva na noite de terça-feira (11/2), após ser ameaçada por Caio. Na mesma noite, depois de sair da Deam, onde foi buscar outras informações a respeito da medida, ela seguiu até o imóvel onde morava com o músico para buscar os pertences. Houve discussão e Caio a esfaqueou três vezes, no coração.
Vanessa Ricarte chegou a ser socorrida pelos bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na Santa Casa de Campo Grande. Caio Nascimento, que já tinha um histórico longo de violência doméstica, foi preso em flagrante, ficou em silêncio na delegacia e negou o pedido para prestar depoimento afirmando que só falaria em juízo.
Segundo feminicídio
Vanessa Ricarte é a segunda mulher vítima de feminicídio em Mato Grosso do Sul neste ano e a primeira em Campo Grande. No dia 1º de fevereiro, Karina Corin foi morta aos 29 anos, também pelo ex-companheiro, em Caarapó. O autor do crime também matou a amiga de Karina, Aline Rodrigues. Ela tinha 32 anos.