spot_img
sexta-feira, 28 março, 2025
More
    spot_img
    HomeBrasiliaHotel de luxo é notificado por fazer transporte pirata para hóspedes

    Hotel de luxo é notificado por fazer transporte pirata para hóspedes

    -

    Os taxistas que trabalham próximo ao Palácio da Alvorada fizeram uma denúncia aos órgãos que fiscalizam a situação de transporte pirata. Os funcionários do Royal Tulip, localizado no Setor Hoteleiro e Turístico Norte, estariam oferecendo o transporte para os hóspedes, com preço tabelado.

    A apuração realizada pela Rádio Metrópoles revelou que, há pelo menos 2 anos, os clientes do hotel de luxo em Brasília são abordados por colaboradores do próprio estabelecimento, que oferecem corridas em carros executivos.

    Veja vídeo quando um funcionário busca um hóspede:

    O serviço seria negociado diretamente na recepção do hotel, com valores definidos em uma tabela.

    Confira o preço tabelado pelos funcionários:

    Royal Tulip é notificado por fazer transporte pirata para hóspedes

    Uma corrida do hotel para a Asa Norte sairia no valor de R$ 65. Ir para Águas Claras sairia por R$ 120, e assim por diante.

    De acordo com as denúncias, os preços variavam conforme o cliente e o horário. E as viagens seriam realizadas por motoristas não credenciados, que não atuam como taxistas nem como motoristas de aplicativo.

    E de acordo com a categoria, essa prática configura concorrência desleal e prejudica a categoria.

    Notificação pelo transporte pirata

    Em nota, a Secretaria de Transporte e Mobilidade informou que fiscais estiveram no hotel e notificaram a agência de viagens responsável pelo serviço, além do próprio Royal Tulip. Segundo a Semob, hotéis podem oferecer apenas transporte turístico, não sendo permitido o transporte individual remunerado de passageiros. Caso o serviço não tenha caráter de “transfer”, essa prática é considerada ilegal e constitui infração ao Código de Trânsito Brasileiro. A Semob também ressaltou que vai notificar o Ministério do Turismo, responsável pela fiscalização das agências de turismo, sobre a irregularidade.

    O transporte pirata é uma infração de trânsito gravíssima. Quem for flagrado é autuado, com base no Art. 231, inciso VIII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além de ser multado, o motorista tem o veículo removido. O condutor que é pego fazendo transporte pirata também pode ser enquadrado em uma contravenção penal de exercício irregular da profissão.

    O hotel nega as acusações

    Em defesa, o hotel Royal Tulip Brasília Alvorada negou as acusações e afirmou que não há abordagem de funcionários para oferta de transporte. Também foi destacado que os hóspedes são livres para escolher o meio de transporte de sua preferência.

    Colaborou Gabriel Marques, da Rádio Metrópoles.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,300SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts