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Farmacêutica anuncia data de lançamento do Mounjaro no Brasil

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A farmacêutica Eli Lily confirmou, nesta quarta-feira (19/3), que fará o lançamento do Mounjaro no Brasil ainda no primeiro semestre de 2025. O remédio para diabetes tipo 2, usado de forma off label para a perda de peso, deve chegar às farmácias em 7 de junho.

O medicamento foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comercialização no Brasil em setembro de 2023, mas devido à alta demanda no mercado internacional, será lançado só agora.

O Mounjaro foi apelidado pelo Wall Street Journal de “King Kong” dos remédios para emagrecimento por trazer efeitos mais intensos que os do Ozempic na perda de peso. Ele também é uma caneta injetável que deve ter doses aplicadas semanalmente.

O preço máximo ao consumidor das quatro doses necessárias para um mês de tratamento é de R$ 3.627,82. O valor não é necessariamente o que será praticado pelas farmácias.

Perda de peso com o Mounjaro

O medicamento tem como princípio ativo a tirzepatida e é indicado para o tratamento de adultos com diabetes tipo 2. O uso do remédio para a perda de peso, portanto, é off label, ou seja, não é uma indicação escrita na bula.

Durante os ensaios clínicos, ao ser aliado com mudanças na dieta, o remédio levou voluntários ao emagrecimento de até 20% do peso corporal. Testes comparando doses altas de semaglutida (o príncípio do Ozempic), e a tizepatida, do Mounjaro, mostraram que o remédio que será lançado traz efeitos de emagrecimento mais intensos que o concorrente.

Em um estudo clínico publicado em dezembro, os participantes que usaram tirzepatida perderam 22,8 kg, enquanto os que receberam semaglutida perderam 15 kg.

Entretanto, o remédio também tem seus efeitos colaterais, especialmente náuseas, vômitos e alterações intestinais, como constipação e diarreia.

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