spot_img
quinta-feira, 23 janeiro, 2025
More
    spot_img
    HomeSaúdeEstudo: Ozempic pode evitar necessidade de insulina na diabetes tipo 1

    Estudo: Ozempic pode evitar necessidade de insulina na diabetes tipo 1

    -

    Embora tenha se tornado conhecido pelo uso “off label” no processo de perda de peso, o Ozempic é um remédio desenhado inicialmente para o tratamento de pessoas com diabetes.

    Um estudo publicado na quinta-feira (7/9) no New England Journal of Medicine mostrou que a eficácia do medicamento pode ser até maior do que a comprovada contra o tipo 1 da doença.

    “Se estas descobertas forem confirmadas em estudos maiores durante longos períodos de acompanhamento, será possivelmente a mudança mais dramática no tratamento da diabetes tipo 1 desde a descoberta da insulina em 1921”, afirma o autor principal do artigo, o médico e professor Paresh Dandona, da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos.

    A pesquisa foi feita com 10 pacientes diagnosticados com diabetes tipo 1 nos três meses anteriores ao estudo. Nesta forma da doença, o corpo não consegue produzir insulina desde o nascimento e o indivíduo precisa fazer uma suplementação da substância para processar o açúcar que circula no sangue.

    Todos os participantes tinham entre 21 e 39 anos, apresentavam sintomas da doença e tomaram a dose semanal de 0,5 mg da semaglutida, quantidade intermediária do Ozempic. Eles também fizeram uma dieta com controle da ingestão de açúcar e tomaram suplemento de insulina.


    0

    Controle da diabetes tipo 1 com Ozempic

    Em três meses, todos os pacientes puderam deixar de tomar a insulina prandial (que controla picos de açúcar no organismo) e, em seis meses, sete deles deixaram de precisar até da insulina basal —administrada para manter a glicemia controlada.

    Os cientistas afirmam que estudos com maior alcance de pacientes devem ser realizados para uma avaliação mais precisa, mas Dandona aponta que os resultados da pesquisa podem representar uma revolução no tratamento da diabetes tipo 1.

    “Esta descoberta nos permite levantar a hipótese de que a semaglutida, que funciona através da estimulação da secreção de insulina das células beta do pâncreas, poderia potencialmente substituir a administração de insulina nas refeições ao incentivar o corpo a usar suas próprias reservas inativadas”, explica o professor, em comunicado à imprensa.

    O tratamento, no entanto, não pode ser considerado uma cura, já que a diabetes dos participantes só permaneceu controlada enquanto o uso do Ozempic foi contínuo.

    Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,200SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts