O ator José Loreto está desde o dia 12 de abril subindo aos palcos como Jesus na tradicional Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. A apresentação chega ao ápice nesta sexta-feira (18/4), data da Sexta-Feira Santa. Nas redes sociais o ator vem compartilhando imagens da produção e deixou claro o quão honrado está de assumir o papel.
A encenação em céu aberto da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém existe desde 1968 em Pernambuco e é uma das mais tradicionais do país. Na produção, estão também os atores Letícia Sabatella dará vida a Maria, enquanto Leopoldo Pacheco será Pilatos e Werner Schünemann assume o papel de Herodes.
Segundo o ator, mais de 10 mil pessoas estiveram na estreia da Paixão de Cristo aqui em Nova Jerusalém. “Uma experiência única e indescritível. Uma benção poder representar o filho do homem. O maior professor que viveu e ensinou sobre amar, esperançar, partilhar, perdoar, acreditar (ter fé), ter compaixão e ser humilde”, escreveu Loreto nas redes sociais ao compartilhar imagens do espetáculo.
Polêmica envolvendo o Carnaval
Recentemente, José Loreto foi alvo de críticas nas redes sociais após interpretar o diabo durante o Carnaval. O ator fez parte da comissão de frente da Vila Isabel, no desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. A alegoria da qual o ator participou era uma representação de uma passagem da história de um dos símbolos do Dia das Bruxas: Jack Lanterna, a abóbora iluminada.
Nas redes sociais, ele se manifestou sobre os comentários, destacando que se incomodou com o teor de ódio nos comentários e nas mensagens e afirmou que não achou ruim o debate entre as pessoas.
“Vila Isabel veio como um grande trem fantasma, uma grande brincadeira. Era um convite a um parque de diversões com o intuito das pessoas enfrentarem seus medos com muita alegria. Tinha um carro que tinha um bicho papão que engolia uma criança enquanto ela ela dormia. Representando o medo dos pesadelos e das histórias da carochinha”, relatou o ator.
José Loreto explicou ainda que a comissão de frente da escola, que recebeu nota 10 durante o Carnaval, tinha a representação da lenda do Jack Lanterna, interpretado por Amauri Lourenço, um bêbado que enganava o diabo e ele foi castigado a vagar na escuridão por toda a eternidade. “Agora me diz como contar essa história sem ter a figura do diabo?”, afirmou o ator.
Ele pontuou ainda que existem pessoas que interpretam o “diabo” tentando Jesus na própria Paixão de Cristo e que é através dessas histórias e personagens que a arte exemplifica o que é certo e errado.
“Eu fiz o diabo, mas eu não sou o diabo. Eu não gosto do diabo. Eu não compactuo nadinha com nenhuma ideia do diabo. Tem personagens, lógico, que a gente se identifica com como é o caso de Jesus. Eu estou muito feliz de interpretar esse grande exemplo”, finalizou o ator.