Motoristas que vão acessar o Eixo Monumental, a Granja do Torto e imediações do Aeroporto Internacional de Brasília deverão ficar atentos a intervenções previstas na via para este fim de semana.
Das 8h às 12h deste sábado (2/9), ficarão fechadas as vias N2 e S2, que dão acesso à Esplanada dos Ministérios. A intervenção ocorrerá para ensaio do desfile em comemoração ao Dia da Independência, na próxima quinta-feira (7/9). A interdição será feita pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF) e pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
No domingo (3/9), haverá mudança na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) e no Eixo Monumental, devido a uma corrida de rua às 7h.
Às 6h30, três faixas próximas ao canteiro central da via N1 — da Epia ao espaço Funarte — e da S1 — da Praça do Cruzeiro até perto da Torre de TV — ficarão fechadas para veículos.
As vias de ligação da S1 com a N1 também ficarão fechadas por todo o trajeto. Apenas o acesso à catedral Rainha da Paz, pela pista sentido Rodoviária do Plano Piloto, permanecerá aberto durante a corrida.
Granja do Torto
Com o início de feira agropecuária no domingo (3/9), na Granja do Torto, a região terá esquema de trânsito especial. O evento termina em 17 de setembro, com montagem de dois Pontos de Controle de Trânsito (PCTran), das 18h30 às 3h em dias de shows — 6 a 9 e 14 a 16 de setembro.
Base Aérea de Brasília
No Aeroporto Internacional de Brasília, haverá evento promovido pela Base Aérea, também no domingo (3/9). O Detran-DF fechará a rotatória do Park Way, no Conjunto 1 da Quadra 14, na pista marginal da Estrada Parque Aeroporto (Epar) — DF-047.
Também será fechada a alça de ligação da DF-025 com a marginal da DF-047 e aberta uma faixa reversa de emergência, para ambulâncias, carros de polícia e táxis, na pista de acesso à Base Aérea de Brasília.
Além de colocar redutores de velocidade, o Detran-DF instalará painéis móveis para orientar o fluxo de veículos nas imediações do aeroporto. A previsão é de que o evento ocorra durante todo o dia, com término previsto para as 16h.