A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), em parceria com a Defensoria Pública da União (DPU) e outras instituições públicas e privadas, realizará um aulão preparatório com foco nas provas discursivas do Programa de Avaliação Seriada (PAS), da Universidade de Brasília (UnB), e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O evento ocorrerá em 27 de março, a partir das 14h, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).
A conferência, intitulada “a sustentabilidade das relações humanas a partir das políticas públicas: construindo uma cidadania ativa”, terá como público-alvo os estudantes da rede pública de ensino.
Todavia, a aula será aberta a todos os interessados. As inscrições podem ser realizadas por meio do site da Easjur.
A aula contará com uma discussão sobre esses tópicos, com a apresentação de estratégicas e técnicas para o alcance da nota máxima da redação nas provas.
Além disso, o evento marcará o lançamento do novo formato do projeto Conhecer Direito, instrumento de universalização da educação em direitos, com a oferta de mais de cem bolsas de estudos integrais, oriundas do Programa de Interação Acadêmica da DPDF. Essas bolsas serão repassadas como exemplos concretos de políticas afirmativas.
Para o Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, a realização do aulão preparatório será fundamental para ampliar o alcance do projeto Conhecer Direito, ressignificando o acesso à Justiça.
“O avanço da judicialização das relações sociais, intensificado pela falta de informação qualificada, impõe desafios expressivos à sociedade brasileira. E superar esse cenário exige a qualificação de indivíduos capazes de prevenir conflitos e adotar soluções consensuais”, disse.