Uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (7/4) mostra que a maioria dos brasileiros é contra uma possível anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília (DF).
Segundo o levantamento, 56% dos entrevistados se posicionaram contra a anistia, enquanto 37% são a favor. Outros 6% disseram não saber responder, e 2% se declararam indiferentes.
A pesquisa foi feita entre os dias 1º e 3 de abril, com 3.054 eleitores em 172 cidades do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Quando perguntados sobre as penas aplicadas aos condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), os entrevistados se dividiram. As sentenças de até 17 anos de prisão dadas aos condenados são consideradas justas por 34% dos entrevistados. Outros 36% acham que a pena deveria ser menor, e 25% acreditam que ela deveria ser maior. Outros 5% não souberam opinar.
- 34% acham a pena justa.
- 36% consideram que deveria ser menor.
- 25% acreditam que deveria ser mais dura.
- 5% não souberam responder.
No domingo (6/4), apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participaram de um ato na Avenida Paulista, em São Paulo, pedindo a anistia dos presos pelos ataques.
A manifestação foi convocada pelo próprio ex-presidente e reuniu cerca de 44,9 mil pessoas, segundo um levantamento feito pela USP, em parceria com o Cebrap e a ONG More in Common. O cálculo foi feito com base em imagens captadas por drones.