spot_img
More
    spot_img
    HomeBrasilConsignado CLT: trabalhador que autorizar receberá ofertas do bancos

    Consignado CLT: trabalhador que autorizar receberá ofertas do bancos

    -

    Os trabalhadores da iniciativa privada vão receber as ofertas dos bancos para contratar o crédito consignado em até 24h depois da autorização de uso dos dados. A partir disso, eles irão analisar a melhor opção e fazer a contratação no canal eletrônico do banco.

    A medida provisória (MP) que cria a linha do consignado “Crédito do Trabalhador” é assinada nesta quarta-feira (12/3), no Palácio do Planalto, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em cerimônia com a presença de ministros, presidentes de bancos, empresários e trabalhadores.


    Entenda

    • Trabalhadores terão que informar dados como nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa.
    • Pelo sistema, o trabalhador pode usar como garantia até 10% do saldo no FGTS e 100% da multa rescisória em caso de demissão.
    • O desconto das parcelas será na folha de salários, mensalmente pelo eSocial. Após a contratação, o trabalhador acompanha mês a mês as atualizações do pagamento das parcelas.
    • As operações serão disponibilizadas a partir da próxima segunda-feira (21/3) na plataforma do eSocial e a partir de 25 de abril nas plataformas dos bancos.
    • A medida mira públicos como o dos empregados domésticos e trabalhadores rurais com carteira assinada, além de assalariados de MEIs.
    • A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) estima que, em até quatro anos, 19 milhõesde celetistas optem pela consignação dos salários, o que pode representar mais de R$ 120 bilhões em empréstimos contratados.

    A MP será editada nesta quarta-feira (12/3) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em cerimônia que conta com a presença de representantes dos empresários e dos trabalhadores.

    Também participam da solenidade os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e Davi Alcolumbre (União-AP). Por se tratar de MP, a norma tem força de lei e vigência imediata, mas precisa ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias para ser definitivamente convertida em lei. Os parlamentares podem fazer mudanças no texto.

    Willian Carvalho de Menezes
    Willian Carvalho de Menezes
    Jornalista Profissional (0014562/DF) e fotojornalista com 20 anos de experiência na cobertura de fatos que marcaram o Distrito Federal e o Brasil. Atualmente estou à frente do portal Clique DF, onde combino meu olhar jornalístico com a sensibilidade da fotografia para informar com responsabilidade, profundidade e compromisso com a verdade.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,400SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts