De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a terça-feira (15/4) será chuvosa na maior parte do território nacional. Ao menos 22 estados estão sob alerta de chuvas intensas, o que cobre quase que todo o mapa do país.
Uma frente fria atua em alto-mar, na altura do litoral de São Paulo, e, em conjunto com a circulação dos ventos em níveis médios da atmosfera, organiza áreas de instabilidade na região. Há previsão de chuva forte, especialmente no interior paulista, centro-sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, com possibilidade de temporais com raios.
Parte das regiões Nordeste e Sul permanece com tempo firme.
Alertas meteorológicos
O Inmet emitiu cinco alertas meteorológicos para chuvas intensas. Quatro deles na cor amarela, de “perigo potencial” para chuvas intensas, e atingem as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, parte do Sudeste, interior do Paraná e São Paulo. Segundo o Inmet, as precipitações podem chegar a 50 mm/dia, com ventos de até 60 km/h.
Um quarto aviso de cor laranja, de “perigo” para chuvas intensas atinge a região Norte do país. Neste caso, a chuva pode ter entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h).
Para as áreas afetadas pela chuva, a recomendação do Instituto é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Eles ainda deixam uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
- Observe alteração nas encostas;
- Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos; e
- Obtenha mais informações na Defesa Civil (telefone 199) e no Corpo de Bombeiros (telefone 193).