Home Brasil Ciclone extratropical causará temporais em 4 estados. Veja onde

Ciclone extratropical causará temporais em 4 estados. Veja onde

0

Um ciclone extratropical, aliado a outros fatores atmosféricos, deve provocar temporais em quatro estados do centro-sul do Brasil nos próximos dias, segundo a Climatempo. O fenômeno, que se forma a partir de uma área de baixa pressão no Paraguai, começa a ganhar força entre quinta-feira (24/4) e sexta-feira (25), mas já terá efeitos sentidos ainda nesta quarta-feira (23).

A intensificação do cenário ocorre com a chegada de um cavado meteorológico — uma área alongada de baixa pressão nos níveis médios da atmosfera — e a formação do ciclone extratropical próximo à costa da região Sudeste. Esses elementos combinados favorecem o avanço de chuvas intensas em diversas áreas.

Nesta quarta-feira, o estado mais afetado será o Mato Grosso do Sul, especialmente na parte oeste. A partir de quinta, as chuvas se espalham para outras áreas do estado, alcançando o centro-sul e o leste sul-mato-grossense.

O tempo instável também se estende para o Paraná, parte de Santa Catarina — principalmente nas regiões próximas ao Paraná — e o estado de São Paulo.

Chuvas fortes, ventania e granizo

Segundo a previsão, no Paraná e em São Paulo há chance da formação de linhas de instabilidade, que são sistemas de nuvens que se deslocam rapidamente e podem provocar ventos fortes e queda de granizo. As rajadas de vento nesses estados podem variar entre 60 e 80 km/h.

Na sexta-feira, a instabilidade começa a perder força no Sul do país e em Mato Grosso do Sul, mas as chuvas persistem em São Paulo. Nessa fase, o risco de ventos intensos e granizo diminui, mas o volume de chuva segue alto, principalmente nas regiões leste e norte do estado, incluindo a capital paulista.

Entre quarta e sexta-feira, os acumulados elevados de chuva podem causar transtornos. A Climatempo alerta para o risco de alagamentos e enchentes, além da possibilidade de deslizamentos em áreas de encosta. Também é necessário redobrar a atenção para quedas de árvores e galhos, devido à intensidade dos ventos.

A recomendação é que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo e siga as orientações da Defesa Civil em caso de ocorrências.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile