A canela é uma especiaria obtida a partir da casca interna da caneleira, árvore típica do Sri Lanka. O alimento de sabor doce e levemente picante é usado no preparo das mais diversas receitas, de doces a salgadas. Outra opção bastante popular é o chá, que pode ser feito através do pau-de-canela, do pó ou com as folhas.
O chá de folha de canela oferece diversos benefícios para a saúde: melhora a digestão, ajuda a regular o açúcar no sangue, tem ação anti-inflamatória, fortalece o sistema imunológico e possui efeito relaxante.
“Como nutricionista, sempre reforço a importância de incluir opções naturais e funcionais na rotina alimentar. O chá de folha de canela é uma excelente escolha, não apenas pelo sabor aromático, mas também pelos seus benefícios para a saúde”, destaca a nutricionista Taynara Abreu, do grupo Mantevida, em Brasília.
Compostos bioativos do chá de canela
- Polifenóis: são antioxidantes que protegem as células.
- Flavonoides: auxiliam na saúde cardiovascular e reduzem inflamações.
- Óleos essenciais: têm ação antimicrobiana, analgésica e relaxante.
- Terpenoides: podem oferecer efeitos terapêuticos adicionais.
Para conseguir aproveitar ao máximo as vantagens do chá, o nutricionista Matheus Silva Gomes aponta as melhores formas de preparo. “O chá pode ser feito por decocção — fervendo a planta para que ela libere os compostos bioativos rapidamente — ou por infusão, que é o mais recomendado, pois preserva boa parte desses compostos”, diz o profissional que atua em São Paulo.
Benefícios do chá de folha de canela
Melhora a digestão
A bebida tem ação carminativa, que auxilia na produção de enzimas digestivas, ajudando a reduzir a formação de gases intestinais e a aliviar cólicas e inchaço.
Ajuda no controle da glicemia
Os compostos bioativos presentes no chá de folha de canela podem melhorar a sensibilidade à insulina, ajudando o corpo a metabolizar a glicose de forma mais eficiente.
Ação anti-inflamatória
As substâncias bioativas também atuam na regulação de inflamações do organismo. Elas ajudam a reduzir desconfortos menstruais e dores musculares, por exemplo.

Efeito relaxante
Os óleos essenciais do chá de folha de canela contribuem para reduzir o estresse e a ansiedade de quem o consome.
Ação antioxidante
Esse benefício está relacionado com a presença dos polifenóis, responsáveis pelos antioxidantes que protegem as células contra os danos dos radicais livres.
Como preparar o chá de folha de canela
Ingredientes:
- 5 a 7 folhas de canela (frescas ou secas);
- 500 ml de água.
Modo de preparo:
Ferva a água. Adicione as folhas de canela e desligue o fogo. Tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Coe e beba morno ou frio.
Contraindicações
Mesmo com tantas vantagens para a saúde, há contraindicações importantes para a ingestão do chá. Em alguns casos, a bebida pode causar efeitos colaterais como náuseas e irritação gástrica.
Gestantes, lactantes, pessoas com problemas hepáticos, distúrbios hemorrágicos, pressão baixa e hipoglicemia devem ter cautela ou até mesmo evitar o consumo.
“Quando consumido em excesso, pode causar danos hepáticos devido à cumarina. Se você tem alguma condição de saúde específica ou toma medicamentos regularmente, é sempre bom consultar um profissional de saúde antes de incluir o chá na rotina”, alerta a nutricionista Aline Ferreira, do Hospital Brasília Águas Claras.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!