Home Saúde Suplementação: saiba quando é indicada e os perigos do excesso

Suplementação: saiba quando é indicada e os perigos do excesso

0

Os suplementos são indicados quando há algum sinal de carência nutricional ou há evidências de deficiência nutricional detectadas através dos exames bioquímicos, como exames de sangue. No entanto, o consumo do produto virou moda e muitas pessoas desconhecem os riscos que o excesso de suplementação causa ao corpo.

Para início de conversa, de acordo com a nutricionista clínica Carine Oliveira, a suplementação deve ser indicada por um especialista. “Se um paciente chega no consultório com uma queixa de cansaço, sonolência, pedimos o exame e vemos que a vitamina B12 está em níveis abaixo do que deveriam. Neste caso, é indicada a suplementação. Outro exemplo: se o paciente consome pouco alimentos fontes de proteína e não consegue alcançar sua meta diária, então, podemos lançar mão de um suplemento de proteína para alcançar as necessidades diárias”, explica.

4 imagens

1 de 4

Existem três tipos de whey protein

Getty Images

2 de 4

Um deles é o whey concentrado, que tem 75% de concentração proteica

GettyImages

3 de 4

Outro é o isolado, que tem 80% de proteínas

GettyImages

4 de 4

O terceiro tipo é o hidrolisado, que pode ser feito a partir do concentrado ou do isolado. Ele passa por um processo de hidrólise, no qual as proteínas são quebradas em estruturas menores, com concentração de até 90%

GettyImages

 

A especialista ainda reforça que a dose necessária de suplementação e o período específico de consumo é determinado no momento da consulta. “Então, antes de sair tomando suplementos, procure avaliação profissional”, afirma.

Atualmente, o mercado oferece diversos tipos de suplementos, vitaminas, minerais e proteínas. No entanto, boa parte deles não apresentam estudos suficientes que embasem a real necessidade de consumo. “Nutrólogo e nutricionista são capazes de avaliar (qual o melhor suplemento). Quando falo em nutrólogo, é nutrólogo de verdade, porque tem muito nutrólogo de araque nas redes sociais que não possui nenhuma formação”, destaca o hematologista e professor de gastro-hepatologia Raymundo Paraná, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Leia a notícia completa no portal Correio 24 Horas, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile