A Associação dos Juízes Federais da Justiça Militar (Ajufem) terá novo comando a partir do dia 20 de setembro. O juiz Fernando Pessôa da Silveira Mello assumirá no lugar de Frederico Magno de Melo Veras, em mandato que vai até 2025.
A posse está marcada para 18h30, no Clube da Aeronáutica de Brasília. Na ocasião, será ainda descerrada a placa alusiva à primeira sede da associação.
Especialista em direito público e em direito tributário, além de mestre em direito constitucional, Fernando Mello atua como professor.
Ele comandará a Ajufem, hoje com 39 juízes federais e 15 ministros associados, com o intuito de aumentar a representativade da associação, criada em 2021 e em crescimento.
“Essa gestão que se inicia em setembro vai continuar a batalha por direitos dos magistrados e expandir o diálogo com o Congresso Nacional, o CNJ e as demais associações. Há pleitos em curso no Congresso, como a PEC que corrige o esquecimento de magistrados da justiça militar no CNJ e o VTM que busca equalizar a política remuneratória da magistratura nacional. Com diálogo constante com o STM e a AMB, vamos investir nessas lutas”, afirmou.
Perfil
O juiz e, em breve, novo presidente da entidade já foi procurador do estado do Tocantins; servidor do Supremo Tribunal Federal (STF); servidor do Ministério Público Federal; juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e juiz ouvidor das eleições gerais de 2018.