A corrida de rua tem ganhado cada vez mais espaço entre os brasileiros. Prova disso é que, segundo uma pesquisa da Olympikus em parceria com a Box 1824, mais de 13 milhões de pessoas já incorporaram a prática à rotina — especialmente jovens adultos e aqueles em busca de mais saúde física e mental. Com esse crescimento, surge também a necessidade de adotar cuidados que garantam a prática segura da atividade.
Um dos pontos mais importantes nesse processo, porém, ainda é frequentemente negligenciado: o fortalecimento muscular. E é justamente aí que mora o perigo. Ignorar essa etapa pode resultar em consequências sérias, como a queda no desempenho e o aumento do risco de lesões que poderiam ser facilmente evitadas com o preparo adequado.
Exercícios de fortalecimento para corredores
Para ajudar os corredores de plantão, a fisioterapeuta Raquel Silvério, diretora clínica do Instituto Trata de Guarulhos e especialista em membros inferiores, destaca os cinco principais exercícios de fortalecimento. Confira!
1. Prancha frontal
A prancha fortalece a região do core, essencial para manter a postura correta durante a corrida e evitar dores nas costas e quadris. Para realizar, deve-se manter o corpo alinhado e os abdominais contraídos por 30 segundos, aumentando gradualmente o tempo conforme o progresso.
Veja todos os exercícios no portal Correio 24 horasl, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!