spot_img
quinta-feira, 15 maio, 2025
More
    spot_img
    HomeBrasilWolney e Moro batem boca no Senado: “Não fez nada e quer...

    Wolney e Moro batem boca no Senado: “Não fez nada e quer me acusar”

    -

    O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, e o senador Sergio Moro (União Brasil-PR), trocaram acusações sobre as responsabilidades no escândalo que envolve o Instituto Nacional da Previdência Social (INSS), com descontos indevidos de aposentados. A discussão foi na Comissão de Fiscalização e Controle do Senado, onde Wolney presta esclarecimentos nesta quinta-feira (15/5).

    O esquema foi revelado em reportagens do Metrópoles.

    Veja o momento:

    A discussão começou quando o ministro citou uma reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo, que apontou que um servidor denunciou ainda em 2020 para a Polícia Federal (PF) as irregularidades no INSS, e o caso teria sido ignorado. Wolney questionou a Moro, que era ministro da Justiça na época, se ele nunca soube do caso.

    “Ontem, por exemplo, eu estava assistindo o JN, e teve uma denúncia em 2020, um servidor em 2020 denunciou a PF que havia descontos indevidos, que havia fraudes, essas denuncias foram feitas em 2020, senador, parece que vossa excelência era ministro da Justiça nessa época. Vossa excelência fez alguma coisa para coibir essas fraudes?”, perguntou o ministro.

    Moro disse que nunca chegou a ele essas informações e declarou que Wolney “nunca fez nada” e “quis acusá-lo”.

    “Não, não chegou ao meu conhecimento, mas ao de vossa excelência chegou […]. Vossa excelência quis me acusar de algo impróprio. Porque você excelência estava no ministério quando teve a fraude, secretário-executivo, não fez nada, não fez nada, e quer me acusar”, respondeu o senador.

    O ministro então disse que Moro como ministro da Justiça “tinha mais obrigação” do que ele e que foi o governo Lula quem “chamou a polícia” no caso da farra do INSS.

    “Eu não queria ficar nesse bate boca, mas vossa excelência como ministro da Justiça tinha muita obrigação de saber do que eu […]. Foi nosso governo que chamou a polícia”, argumentou.

    INSS é subordinado à Wolney

    Subordinado à pasta comandada por Wolney, o INSS foi alvo de um esquema revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens iniciadas em dezembro de 2023. As denúncias levaram à abertura de um inquérito pela Polícia Federal para investigar cobranças feitas por entidades registradas em nome de laranjas.

    Wolney também é do PDT e era secretário-executivo da Previdência sob a gestão de Carlos Lupi. Depois da saída de Lupi do cargo, o presidente Lula (PT) o escolheu para comandar a pasta.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,300SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts