Um voo com 94 brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou na manhã desta sexta-feira (21/2) a Fortaleza. A aeronave pousou às 10h33 e é o terceiro voo trazendo deportados que residiam no país desde a posse de Donald Trump, em 20 de janeiro.
O que aconteceu?
- Trump endureceu as regras para a entrada e permanência de imigrantes no país.
- A decisão do presidente norte-americano era uma das promessas de campanha.
- Estão previstos novos voos dos EUA para o Brasil de brasileiros deportados.
Após uma crise por os americanos terem tentado manter os brasileiros algemados durante uma longa parada em Manaus, os voos de deportados agora chegam em Fortaleza e o governo brasileiro faz o resto da logística em aviões da FAB. De Fortaleza, aqueles que optaram por não permanecer no estado seguem até o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na região metropolitana da capital mineira.
Equipes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), do Ministério da Saúde e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome receberam os deportados.
Entre os 94 passageiros, nove eram crianças. Dois brasileiros deportados são presos pela PF em Fortaleza.
Deportados
Nos voos anteriores, o Brasil recebeu 199 brasileiros deportados dos Estados Unidos. Nessas ocasiões, todos passaram por atendimento de assistentes sociais e psicólogos, além de receberem suporte para encaminhamento de serviços de documentação e regularização migratória.
Em parceria com a BH Airport, a sala de autoridades do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte foi transformada, excepcionalmente, em um Posto de Acolhimento aos Repatriados. O espaço oferece acesso a água, alimentação, pontos de energia, internet e banheiros.