O volume de chuva que atingiu o Distrito Federal em agosto foi de 71,8 mm, mais de quatro vezes acima do esperado, que era 16,3 mm, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A quantidade de precipitação foi atípica. Em apenas uma hora do dia 30, por exemplo, choveu o dobro do que era aguardado em todo o mês.
De acordo com o meteorologista Heráclio Alves, o tempo chuvoso nas últimas semanas do mês se deu por causa do aumento na nebulosidade e às altas temperaturas em dias que antecederam as chuvas.
Foto-previsão-do-tempo-inmet-nebulosidade-DF-3
Foto-previsão-do-tempo-inmet-nebulosidade-DF
Foto-previsão-do-tempo-inmet-nebulosidade-DF-4
Foto-previsão-do-tempo-inmet-nebulosidade-DF-2
Foto-previsão-do-tempo-inmet-nebulosidade-DF-1
Foto-previsão-do-tempo-inmet-nebulosidade-e-chuva-DF-3
Foto-previsão-do-tempo-inmet-nebulosidade-e-chuva-DF
Foto-previsão-do-tempo-inmet-nebulosidade-e-chuva-DF-2
Foto-previsão-do-tempo-inmet-nebulosidade-e-chuva-DF-4
Foto-previsão-do-tempo-inmet-nebulosidade-e-chuva-DF-1
0
Previsão para setembro
Agora, segundo o especialista, a tendência é que as temperaturas voltem a subir e a secura retorne.
“A chuva não vai continuar, foi um fim de mês de tempestades, mas não se trata da antecipação do período chuvoso. Setembro costuma registrar, em todo o mês, até 38,1 mm de chuva. Contudo, o que prevalece é realmente temperaturas mais quente e um tempo seco ”, explicou o meteorologista.
Fim de semana
Nesta sexta-feira (1º/9), o Distrito Federal registrou mínima de 17ºC, em Águas Emendadas. A máxima prevista é de 32ºC, com chance de chuva a partir da tarde.
No sábado (2/9) e no domingo (3/9), há uma “condição pequena, porém favorável, para chuva”. A expectativa é que as temperaturas voltem a subir.