A passagem de duas frentes frias do fim de março para o início de abril promete baixar as temperaturas em regiões do Brasil. A previsão é da Climatempo e acontece justamente nos primeiros dias da estação outono, que marca a transição do verão para o inverno.
A estimativa é que a primeira frente fria forme-se no Sul na sexta-feira (28/3), na altura do litoral do estado de Santa Catarina. Com isto, deve haver aumento na umidade. Mas a frente não deve durar muito tempo, uma vez que se deslocará para o alto-mar.
No último dia deste mês, no entanto, uma nova frente virá da Argentina e Uruguai. Em decorrência do fenômeno, a Climatempo prevê que haja um pico de frio em áreas do Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e partes do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul vão experimentar a chegada de temperaturas mais baixas.
O frio previsto pelos modelos meteorológicos não deve ser ser extremo, mas promover temperaturas abaixo da média para o período.
Temporais
No momento, o Brasil tem condições que favorecem a formação de temporais. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas para boa parte do Brasil.
Os avisos alcançam as regiões Norte e Centro-Oeste, e também porções do Sudeste e Sul do Brasil. A região Nordeste é a que tem menos áreas alcançadas pelos avisos meteorológicos.
Os alertas vigoram até as 10h desta quarta-feira (26/3). São previstas chuvas com até 60 milímetros por hora (mm/h), com acumulados de 100 mm no dia. Já os ventos serão intensos, podendo chegar a até 100 quilômetros por hora (km/h).
Deve-se ter atenção para a ocorrência de rajadas de ventos, quedas de galhos e até de árvores, bem como falta de energia, entre outros transtornos.
Mesmo com o cenário de chuvas, as temperaturas seguem elevadas em partes do Brasil. Nesta terça-feira, a cidade mais quente foi São João do Piauí (PI), com 37,8°C. As outras duas com mais calor foram Seridó (RN), com 36,C°C, e Araçuai (MG), com 36°C.
As três mais frias foram Campos do Jordão (SP), com 12,1°C, Monte Verde (MG), com 12,4°C, e Maria da Fé, com 13°C.