spot_img
More
    spot_img
    HomeBrasilVídeo: com Alckmin, Alcolumbre e Motta defendem “soberania nacional”

    Vídeo: com Alckmin, Alcolumbre e Motta defendem “soberania nacional”

    -

    Os presidentes do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), reforçaram o apoio do Congresso Nacional ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em defesa da soberania nacional.

    Os presidentes do Legislativo se reuniram, nesta quarta-feira (16/7), com o vice-presidente Geraldo Alckmin e com a ministra Gleisi Hoffmann para tratar da tarifa de 50% que será imposta aos produtos brasileiros, conforme anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

    “A Câmara dos Deputados e o Senado Federal, o Poder Legislativo, nós vamos defender a soberania nacional, vamos defender os empregos dos brasileiros, vamos defender os empresários brasileiros que geram a riqueza para o Brasil e tenho convicção também que esse processo tem que ser liderado pelo Poder Executivo, essa relação diplomática internacional tem que ser feita pelo chefe de governo, pelo chefe de Estado”, destacou Alcolumbre.

    Confira o pronunciamento completo:

    Leia também

    O presidente do Senado elogiou o trabalho realizado pelo vice-presidente Alckmin nas tratativas com empresários de diferentes setores da economia em busca de uma resposta à nova alíquota anunciada por Trump.

    Durante a reunião na Residência Oficial da Presidência do Senado Federal, Alckmin apresentou o panorama geral das tratativas que estão sendo realizadas e quais possibilidades estão na mesa para responder o líder da Casa Branca.

    “Registrar a nossa satisfação de estarmos aqui hoje recebendo essas informações, informações sensíveis, informações que trazem para a gente todo esse panorama internacional e vejo nesse momento de agressão ao Brasil e aos brasileiros. Isso não é correto e temos que ter firmeza, resiliência e tratar com serenidade essa relação. Buscar estreitar os laços e fazer as coisas aconteceram defendendo os brasileiros”, completou o presidente do Senado.

    Na mesma linha, Hugo Motta destacou a importância da defesa da soberania brasileira e criticou a decisão tomada por Trump.

    “Eu não tenho a menor dúvida que nossa população entende que o Brasil não pode ser aqui levado a situações, que decisões externas venham interferir na nossa soberania. o brasil hoje tem uma importância muito grande no cenário mundial e nós não temos a menor dúvida que com união, compromisso e muita responsabilidade nós iremos superar esse momento protegendo todos os brasileiros”, disse Motta.

    “Caça às bruxas”

    O presidente dos Estados Unidos justificou a nova tarifa sobre os produtos brasileiros ao que ele chamou de “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem enfrentado ações no Judiciário.

    Alckmin agradeceu o apoio dos presidentes do Congresso e chamou de injusta a medida tomada pelo líder norte-americano, ressaltando que os Estados Unidos têm um superávit na balança comercial com o Brasil.

    “Na questão comercial, entendemos que há um equívoco do governo americano que eles têm superávit na balança comercial com o Brasil, dos 10 produtos que eles mais exportam oito não pagam nada nada de imposto e a tarifa média de importação é 2,7%, então é totalmente inadequado e injusto. E nós vamos trabalhar juntos para reverter essa situação”, finalizou o vice-presidente.

    Peça central

    O presidente Lula colocou o vice-presidente Alckmin como peça central nas negociações com os Estados Unidos. Ainda nesta quarta, Alckmin irá se reunir com o presidente da Câmara Americana de Comércio para Brasil (Amcham Brasil), Abrão Neto, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, para tratar do assunto.

    O presidente Lula informou que irá adotar a Lei da Reciprocidade Econômica para responder a investida norte-americana. A legislação estabelece que o Brasil poderá aplicar impostos adicionais sobre importações de bens norte-americanos, suspender concessões comerciais e contratos de investimentos, além de suspender as obrigações relativas à propriedade intelectual dos Estados Unidos, para minimizar os impactos domésticos.

    Willian Carvalho de Menezes
    Willian Carvalho de Menezes
    Jornalista Profissional (0014562/DF) e fotojornalista com 20 anos de experiência na cobertura de fatos que marcaram o Distrito Federal e o Brasil. Atualmente estou à frente do portal Clique DF, onde combino meu olhar jornalístico com a sensibilidade da fotografia para informar com responsabilidade, profundidade e compromisso com a verdade.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,400SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts