spot_img
quarta-feira, 2 abril, 2025
More
    spot_img
    HomeBrasilVentos de 111km/h causam estragos em Porto Alegre e 9 municípios

    Ventos de 111km/h causam estragos em Porto Alegre e 9 municípios

    -

    Pelo menos 10 municípios foram afetados pelo temporal que atingiu o Rio Grande do Sul nessa segunda-feira (31/3), causando queda de árvores, postes e destelhamento de casas. A Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC) registrou 36 bloqueios devido à queda de árvores ou galhos nas vias. Os ventos chegaram a 111 km/h.

    A rajada de vento mais forte foi registrada na região do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na capital gaúcha.

    Segundo a EPCT, 44 cruzamentos estão com semáforos fora de operação por falta de energia, e 10 locais permanecem isolados devido a fios energizados, nesta terça-feira (1º/4).

    A instabilidade do tempo continua, acumulando até 15 milímetros de chuva. A Defesa Civil de Porto Alegre informou que há previsão de chuvas intensas e ventos fortes até esta manhã.

    O forte temporal deixou cerca de 260 mil clientes da CEE Equatorial sem energia. A Prefeitura de Porto Alegre informou que a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) registrou 105 ocorrências devido ao temporal.

    As Estações de Tratamento de Água Moinhos de Vento, São João, Belém Novo e Ilhas continuam inoperantes devido à falta de energia elétrica, enquanto a estação Menino Deus já foi reestabelecida, em Porto Alegre.

    Veja os municípios que registraram as ocorrências:

    • Bom Retiro do Sul: reportou derrubada de árvores, que provocaram, em um ponto, queda de poste e rompimento dos fios de baixa tensão.
    • Butiá: três casas destelhadas, sendo uma casa no bairro Charrua e duas casas no bairro Santa Rita, respectivamente.
    • Cachoeirinha: informou que houve destelhamento de três residências e um comércio e queda de galho obstruindo o passeio público.
    • Canoas: reportou 256 residências com telhados danificados, queda de 62 árvores e 35 escolas com algum dano. Ocorreram danos no telhado de cinco postos de saúde. Bairros Rio Branco, Fátima, Harmonia, Niterói, São Luiz Mathias, Mato Grande Vila Cerne, 5 colônias, Santo Operário e Igara, ficaram parcialmente sem energia elétrica.
    • Eldorado do Sul: cerca de 450 casas e 15 escolas municipais foram atingidas. Amanhã não haverá aula na rede municipal.
    • Inhacorá: reportou prejuízos em residências devido aos ventos fortes, ocasionando queda de árvores.
    • Minas do Leão: casas e prédios destelhados, grande quantidade de postes e árvores obstruindo as vias. Duas pessoas feridas, aguardando mais dados.
    • Nova Santa Rita: reportou o destelhamento de residências, queda de árvores em residência e veículo. Quedas de árvores com galhos obstruindo as vias e o passeio público.
    • Porto Alegre: pontos de atendimento de saúde reportaram intercorrências (danos em telhados, água nas instalações e falta de energia elétrica). Carreta tombou com a força dos ventos em cima da nova ponte do Guaíba.
    • Triunfo: danos materiais no telhado de um asilo de Triunfo. CBMRS esteve no local, coordenador municipal também acompanhou.

    Maior enchente já registrada

    maior enchente já registrada no Rio Grande do Sul, entre abril e maio de 2024, deixou um rastro de destruição por todo o estado. Com 183 mortes confirmadas e 27 pessoas ainda desaparecidas, a tragédia afetou diretamente a vida de mais de 800 mil gaúchos.

    7 imagens

    Vista aérea RS - Estado de calamidade pública após enchentes causadas pela forte chuva atingiram o estado brasileiro do Rio Grande do Sul RS
    A chuva do final de semana não fui suficiente para tirar o ânimo dos moradores da cidade de Sapucaia do Sul
    Famílias voltam para casa após enchentes no RS
    1 de 7

    Imagem de Boeing 727-200 cercado por águas da enchente no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre

    Anselmo Cunha/Agence France-Presse

    2 de 7

    Max Peixoto/Getty Images

    3 de 7

    Vista aérea RS – Estado de calamidade pública após enchentes causadas pela forte chuva atingiram o estado brasileiro do Rio Grande do Sul RS

    Ramiro Sanchez/Getty Images

    4 de 7

    Max Peixoto/Getty Images

    5 de 7

    A chuva do final de semana não fui suficiente para tirar o ânimo dos moradores da cidade de Sapucaia do Sul

    IGO ESTRELA/METRÓPOLES

    6 de 7

    Famílias voltam para casa após enchentes no RS

    IGO ESTRELA/METRÓPOLES

    7 de 7

    Cliciane de Souza da Silva e o marido Diorgenes Gonçalves Menezes carregam uma geladeira pela rua da cidade de Sapucaia do Sul

    IGO ESTRELA/METRÓPOLES

    Dos 497 municípios, 484 foram atingidos pelas águas, que invadiram casas, comércios, rodovias, estádios e equipamentos públicos essenciais.

    O nível do Guaíba, em Porto Alegre, atingiu a marca de 5,25 metros em 14 de maio, o maior da história. O avanço das águas expôs a fragilidade do Muro da Mauá, estrutura projetada para conter enchentes no Centro Histórico da capital.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,300SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts