A alergia à proteína do leite de vaca (APLV) é uma das reações alimentares mais frequentes na infância, principalmente no primeiro ano de vida. Porém, por provocar sintomas inespecíficos, semelhantes aos de outras condições infantis, como cólicas e refluxo, muitas vezes é confundida com a intolerância à lactose ou até subestimada pelos adultos cuidadores.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, pediatras gastroenterologistas brasileiros identificaram a prevalência de 5,4% de APLV em crianças no país. Segundo o médico Júlio Cezar Boaventura, do AmorSaúde, rede de clínicas parceiras do Cartão de Todos, saber identificar corretamente os sinais e entender as diferenças entre as condições é essencial para garantir o bem-estar da criança.
Segundo Boaventura, é normal que haja confusão entre os diagnósticos, uma vez que os sintomas podem ser inespecíficos e inerentes a outras causas, como a intolerância à lactose, mas também com a doença celíaca, doenças inflamatórias intestinais, estenose pilórica, doença de Hirschsprung e outras condições.
Leia a reportagem completa no NSC Total, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!