O Distrito Federal se prepara para o feriado em comemoração à Sexta-Feira Santa (18/4) e ao aniversário de Brasília (21/4) com modificações no funcionamento de serviços públicos, comércios e espaços de lazer. As datas preveem alterações em serviços e interrupções de algumas atividades na região.
Sexta-Feira Santa (18/4)
Grande parte do comércio do DF não abrirá. Isso vale principalmente para lojas de rua, papelarias, óticas e lojas de shopping, que são representadas por sindicatos que não permitem o funcionamento nesse feriado.
Porém, alguns outros estabelecimentos podem abrir, como supermercados, feiras, drogarias, bares, restaurantes, hortifrutis, floriculturas, e açougues.
Para isso, os donos precisam seguir as regras dos sindicatos e garantir os direitos dos funcionários, como pagamento extra pelo trabalho no feriado.
Nesta quinta-feira (17/4) e no domingo de Páscoa (20/4), o comércio pode funcionar normalmente, porque não são feriados oficiais. A única exceção é para as óticas, que não podem abrir no domingo de Páscoa nem no dia 21 de abril.
Tiradentes e Aniversário de Brasília (21/4)
Neste ano, o feriado de Tiradentes cai no domingo, 21 de abril, mesmo dia do aniversário de Brasília. Neste dia, o comércio está autorizado a abrir, mas o funcionamento é opcional. Os donos das lojas decidem se vão abrir ou não, desde que sigam as regras dos sindicatos, estejam em dia com as contribuições sindicais e tenham o certificado de autorização.
Essa regra vale tanto para lojas de rua e shoppings, quanto para supermercados, feiras, farmácias, bares, restaurantes e outros comércios de alimentos. Lembrando que, mais uma vez, as óticas não podem funcionar nesse dia.
Transporte
Durante esse período, também estará em vigor o programa Vai de Graça, que permite viagens gratuitas no transporte público entre quinta (17/4) e segunda-feira (21/4). A ideia é ajudar mais pessoas a participarem das celebrações.
Algumas linhas que anteriormente estavam desligadas, estarão de volta para facilitar o acesso a tradicional Via Sacra acontece no Morro da Capelinha, em Planaltina.
Serviços públicos
No dia 21, os órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) e o Detran-DF não vão funcionar. O mesmo vale para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os postos do Na Hora. Já os hospitais e UPAs vão atender normalmente em esquema de plantão.
Shoppings e lazer
A maioria dos shoppings do DF irão funcionar em horário especial.
Confira lista de alguns shoppings com horários modificados no dia 18 de abril:
- Taguatinga Shopping: 12h às 20.
- Pátio Brasil Shopping: 12h às 20h.
- ParkShopping: 12h às 22h.
- Shopping Iguatemi Brasília – 11h às 22h.
- DF Plaza Shopping – 10h às 22h.
- Águas Claras Shopping – 11h às 22h.
Todas as lojas estarão fechadas na sexta-feira (18/4), estando disponível somente alimentação e lazer.
Entre os dias 19 a 21, as lojas podem voltar a funcionar com horário especial.
Para quem quiser aproveitar o dia ao ar livre, o Zoológico de Brasília e o Jardim Botânico estarão abertos. Parques e áreas de lazer públicas também funcionam normalmente.
Bancos e Correios
No domingo (21/4), os bancos e agências dos Correios não funcionam, porém, os serviços online continuam disponíveis.