Home Brasil Veja as 80 cidades com maior incidência de dengue em 2025

Veja as 80 cidades com maior incidência de dengue em 2025

0

Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (8/4), o fortalecimento das medidas de combate à dengue em 80 cidades consideradas prioritárias e com maior incidência de casos no Brasil. Elas estão espalhadas por sete estados e terão atenção especial, com presença da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).

Esses municípios apresentam, hoje, alta transmissão da dengue e tendência de aumento do número de casos. Eles foram selecionados pelo Ministério da Saúde conforme dois critérios: incidência de mais de 50 casos de dengue para cada grupo de 100 mil pessoas e população local acima de 80 mil habitantes, o que sugere risco maior de sobrecarga do sistema de saúde, em caso de surto.

A lista completa das 80 cidades foi divulgada na tarde desta terça-feira. Ela apresenta os municípios em ordem descrescente, do maior para o menor grau de incidência de casos da doença. São José do Rio Preto (SP) é a cidade que lidera o ranking, com 3.048 casos de dengue para cada 100 mil habitantes. Veja:

O estado de São Paulo é hoje o que mais preocupa no Brasil. A situação foi enfatizada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante o anúncio das medidas nesta terça. “Quase 70% dos casos de dengue no país hoje estão concentrados em São Paulo”, diz ele. Não à toa, das 80 cidades selecionadas pelo ministério, 55 são paulistas.

A distribuição por estado ficou da seguinte forma:

  • São Paulo: 55 cidades
  • Paraná: 14 cidades
  • Bahia: 3 cidades
  • Pará: 3 cidades
  • Bahia: 2 cidades
  • Goiás: 2 cidades
  • Rio Grande do Norte: 1 cidade

Implementação de centros de hidratação

Entre as medidas anunciadas pelo Ministério da Saúde está a instalação de até 150 centros de hidratação para atender pacientes e auxiliar a rede de saúde nessas 80 cidades. Cada centro desse, de acordo com Padilha, tem capacidade para até 100 leitos. O investimento será de até R$ 300 milhões.

Outra estratégia envolve a intensificação da vacinação contra a dengue. Entre os municípios selecionados, conforme o grau de incidência da dengue, 16 ainda não foram contemplados pela oferta de vacinas e serão inseridos no programa.

A ideia do Ministério da Saúde é fazer uma busca ativa de pessoas que ainda não se vacinaram ou daqueles que não retornaram para tomar a segunda dose. A ação prevê, ainda, o monitoramento dos estoques disponíveis nas cidades prioritárias e a garantia de reabastecimento.

A vacina contra a dengue disponível hoje, no Brasil, é a produzida pela Takeda, aplicada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos nas unidades do SUS. A faixa etária contemplada foi ampliada para doses próximas ao vencimento.

Números da dengue no Brasil

Em 2025, até então, foram registradas 536 mortes, conforme dados do painel de monitoramento da doença, mantido e atualizado pelo Ministério da Saúde. Há outros 727 óbitos em investigação. A taxa de letalidade em casos graves é de 3,8.

Os números sugerem uma melhora do quadro, em relação à epidemia registrada no ano passado, quando os índices atingiram o pior nível da série histórica, mas ainda suscitam preocupação. Em 2024, foram registradas 6.264 mortes, com taxa de letalidade em casos graves de 5,91.

Nesses primeiros meses de 2025, o Ministério da Saúde contabiliza 896.680 casos prováveis de dengue no país. Em 2024, no ano todo, foram registrados mais de 6,6 milhões de infectados.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile