A Universidade de Brasília (UnB) manifestou, nesta quarta-feira (16/7), uma nota de pesar pelas mortes de estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), do motorista de um ônibus e do condutor de uma carreta em um grave acidente na BR-153, em Porangatu, no norte de Goiás. As vítimas viajavam para o Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Goiânia, quando o coletivo em que estavam colidiu de frente com o caminhão.
Em nota oficial assinada pela Reitoria, a UnB lamentou a tragédia e destacou a solidariedade de toda a comunidade acadêmica às famílias dos mortos, aos feridos e à própria UFPA.
“Recebemos com imensa tristeza a notícia do falecimento de estudantes da UFPA, do motorista do ônibus e do condutor do outro veículo. Em nome de toda a comunidade universitária da UnB, expressamos nossa solidariedade às famílias e aos amigos das vítimas, assim como à comunidade acadêmica da UFPA, diante de uma perda tão dolorosa”, disse a universidade, acrescentando que se une à comunidade paraense “na dor e na memória dos jovens que partiram” e reafirmando “respeito às suas trajetórias e ao legado de comprometimento com a educação e a vida”.
Entenda o caso
- Um grupo de estudantes seguia para o Congresso da UNE, que começa nesta quarta-feira e vai até sexta-feira (18), em Goiânia.
- O acidente aconteceu por volta de 1h30 da madrugada desta quarta-feira (16/7).
- Foi na BR-153, em Porangatu, no norte de Goiás.
- Envolveu uma carreta e dois ônibus que levavam estudantes da UFPA a Goiânia.
- O primeiro ônibus transportava 25 estudantes, dois motoristas e um orientador.
- A carreta invadiu a contramão e colidiu de frente com o coletivo.
- Cinco pessoas morreram no local: o motorista do ônibus, três estudantes e o condutor da carreta.
- O segundo ônibus foi atingido na lateral, mas nenhum passageiro se feriu.