O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compareceu, nesta quinta-feira (15/5), ao velório do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica. Ao sair da cerimônia, o chefe do Executivo fez um breve pronunciamento.
“O que é gratificante para nós seres humanos é que uma pessoa como Pepe Mujica não morre”, destacou Lula, que era próximo do uruguaio.
Integram a comitiva do presidente Lula a primeira-dama Janja; o ministro Marcio Macedo, chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República; o senador Humberto Costa (PT-PE), presidente interino do PT; os deputados federais Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Guilherme Boulos (PSol-SP); e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
“Saio daqui com muita tristeza, porque nós tivemos aqui nos últimos 15 dias duas perdas irreparáveis: o papa Francisco, que era um ser humano muito muito muito especial, com uma concepção humana muito grande, com uma generosidade acima da média da humanidade, e agora o Pepe Mujica o acompanha”, disse Lula.
O petista tinha relação de amizade com Mujica, que morreu na terça-feira (13/5), aos 89 anos. Em dezembro de 2024, o ex-presidente uruguaio foi condecorado com a medalha da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria brasileira.