O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, na tarde desta sexta-feira (19/9), com o ministro do Turismo, Celso Sabino, logo depois de o União Brasil dar 24 horas para que o ministro deixe o governo petista. O encontro aconteceu no Palácio da Alvorada, começou por volta das 15h e encerrou às 16h30.
Nessa quinta-feira (18/9), o União Brasil deu ultimato para que todos os filiados deixassem o Executivo federal. Celso Sabino é o único ministro indicado pelo partido para compor a Esplanada dos Ministérios.
Os ministros Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional) e Frederico de Siqueira Filho (Comunicações) são indicações pessoais do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
Leia também
-
Lula conversa com Sabino nesta sexta após ultimato do União Brasil
-
Planalto aposta em permanência de Sabino mesmo com ultimato do União
-
Governo Lula avalia nome para trocar Fufuca e estuda manter Sabino
-
Vídeo: Celso Sabino quer dia dedicado ao turismo durante a COP30
No entanto, a situação de Celso Sabino é mais complicada, uma vez que a pasta dele é responsável por parte da organização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro.
O evento acontece em Belém, capital do Pará, berço político de Sabino. Apesar disso, ainda não se sabe o futuro do ministro dentro do governo Lula.