Servidores têm relatado o recebimento de mensagens com links suspeitos sobre o pagamento dos reajustes devidos para este ano. Preocupados com a situação, integrantes do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef/Fenadsef) estiveram no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), nessa quarta-feira (26/3), em reunião emergencial com o secretário de Relações do Trabalho, José Lopez Feijóo.
As entidades buscaram esclarecimentos sobre a efetivação da recomposição salarial. Além disso, foi solicitado ao MGI que emita alerta sobre mensagens com links suspeitos que servidores estão recebendo em nome do ministério ligados ao pagamento dos reajustes.
Entenda o reajuste
- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve sancionar em abril o texto da LOA 2025, aprovado no Congresso Nacional na última quinta-feira (20/2).
- Com isso, o reajuste dos servidores será incluído na folha de pagamento de abril, que será paga em maio.
O Fonasefe pediu que a pasta formalize os esclarecimentos dados na reunião para desmistificar as desinformações que estão circulando ligadas aos reajustes do funcionalismo. Procurado, o MGI ainda não se manifestou sobre o assunto.
Assinados em 2024 para os anos de 2025 e 2026, os reajustes dos servidores só serão pagos em maio deste ano. Os pagamentos foram adiados devido ao prazo necessário para a sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, que foi aprovada pelo Congresso Nacional na última quinta-feira (20/3), após meses de atraso.
Somente após a sanção presidencial é que os recursos destinados ao reajuste estarão disponíveis.