spot_img
More
    spot_img
    HomeBrasil“Senado foi omisso”, diz líder do PL após sanção dos EUA contra...

    “Senado foi omisso”, diz líder do PL após sanção dos EUA contra Moraes

    -

    O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), criticou a atuação do Senado Federal logo após o governo dos Estados Unidos anunciar que aplicou a sanção prevista na Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar afirmou que os EUA fizeram o que o Senado não teve coragem de dizer.

    Sem citar diretamente o nome de Moraes, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) apontou: “Ele rasgou a Constituição. Pisou no devido processo legal. Calou brasileiros, censurou jornalistas, prendeu sem crimes”. Em sua postagem, o deputado diz que, diante do cenário, o Senado foi “omisso” e “fingiu que não viu”.

    “Mas ele não parou. Atacou também direitos humanos de cidadãos americanos, feriu a liberdade de expressão além das nossas fronteiras. E o que o Senado brasileiro não teve coragem de faze, os EUA fizeram com força. […] Quando o mundo reage ao que o Brasil tolerou, é porque a democracia aqui já foi longe demais na direção errada”, comentou o líder do PL na Câmara dos Deputados.

    Ele rasgou a Constituição.
    Pisou no devido processo legal.
    Calou brasileiros, censurou jornalistas, prendeu sem crime.

    O Senado foi omisso. Fingiu que não viu.

    Mas ele não parou.
    Atacou também direitos humanos de cidadãos americanos, feriu a liberdade de expressão além das…

    — Sóstenes Cavalcante (@DepSostenes) July 30, 2025

    A atual legislatura do Senado Federal já registrou 26 pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O recordista é Alexandre de Moraes, alvo de 13 requerimentos, dentre eles, um apresentado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na última quarta-feira (23/7).

    Sanção contra Moraes

    A sanção a Moraes, por meio da Magnitsky, consta no sistema do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros, que administra e aplica programas de sanções, e também no site do Departamento de Tesouro. A lei é usada para punir estrangeiros acusados de violar direitos humanos.

    Leia também

    Na prática, a Lei Magnitsky afeta os sancionados principalmente por meios econômicos, como o congelamento de bens e contas bancárias em solo ou instituições norte-americanas.

    De acordo com o governo dos EUA, qualquer empresa ou bem relacionados ao ministro nos EUA estão bloqueados. Cidadãos norte-americanos também estão proibidos de fazer negócios com o ministro.

    5 imagensO presidente dos EUA, Donald TrumpO ministro do STF Alexandre de MoraesMoraes alega que senador descumpriu ordem ao viajar para os EUAFechar modal.1 de 5

    Trump determinou sanções contra Alexandre de Moraes

    Arte Metrópoles / Gabriel Lucas 2 de 5

    O presidente dos EUA, Donald Trump

    Andrew Harnik/Getty Images3 de 5

    O ministro do STF Alexandre de Moraes

    Igo Estrela/Metrópoles4 de 5

    Moraes alega que senador descumpriu ordem ao viajar para os EUA

    Reprodução5 de 5

    VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

    Alvo da aplicação da Lei Magnitsky, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não tem bens, nem conta, nem investimentos nos Estados Unidos. Além disso, o ministro não fez questão de renovar seu visto para entrada no país, pois não é um frequentador assíduo.

    Em 18 de julho, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, havia anunciado a revogação de vistos de ministros do STF e de seus parentes, com a citação nominal a Moraes.

    Na justificativa das ações contra ministros do STF, e especificamente contra Moraes, o governo norte-americano cita o processo na Corte contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que virou réu por tentativa de golpe de Estado após perder a eleição de 2022 para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Trump chegou a dizer que a Justiça brasileira promovia um “caça às bruxas” contra Bolsonaro.

    Willian Carvalho de Menezes
    Willian Carvalho de Menezes
    Jornalista Profissional (0014562/DF) e fotojornalista com 20 anos de experiência na cobertura de fatos que marcaram o Distrito Federal e o Brasil. Atualmente estou à frente do portal Clique DF, onde combino meu olhar jornalístico com a sensibilidade da fotografia para informar com responsabilidade, profundidade e compromisso com a verdade.

    Related articles

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Stay Connected

    0FansLike
    0FollowersFollow
    3,912FollowersFollow
    22,500SubscribersSubscribe
    spot_img

    Latest posts