Leonardo Vieira Mendes (Republicanos), 50 anos, mais conhecido como Léo Vieira (foto em destaque), é prefeito de São João de Meriti (RJ). Nessa terça-feira (25/3), ele foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com R$ 100 mil em espécie dentro do carro em que estava.
Além disso, os policiais verificaram outra situação suspeita: o carro estaria com a placa adulterava, pois a chapa do automóvel era diferente da registrada nos documentos do veículo.
Por meio de nota, o prefeito ressaltou que havia saído de casa para ir à empresa de automóveis da família, com 25 anos de atuação no mercado, e que o valor seria destinado a pagamentos de salários de funcionários e ao pagamento de contas.
“Vale ressaltar que o dinheiro em posse do prefeito está declarado no Imposto de Renda e seria destinado a pagamentos”, informou a assessoria do político. O ex-vereador e ex-deputado estadual também disse que não faz transferências bancárias.
Na delegacia, o prefeito comprovou que a placa do automóvel não era fria, mas reservada, segundo documentação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Leo Vieira foi eleito no pleito municipal de 2024 com 50,36% dos votos válidos, após o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) indeferir o registro da chapa encabeçada pelo candidato Prof. Joziel (DC).