A artrite séptica é uma infecção grave, sendo causada, na maioria das vezes, por bactérias que invadem o interior da articulação, provocando dor intensa, inchaço, vermelhidão e dificuldade de movimento. Ela pode causar danos permanentes se não for tratada rapidamente.
Recentemente, o cantor Mateus Liduário, da dupla Jorge e Mateus, precisou se afastar dos palcos após passar por uma cirurgia no joelho para tratar a doença.
“Essa bactéria alcança o líquido sinovial e causa um processo infeccioso intra-articular, que, na maioria dos casos, evolui rapidamente com dor, febre, limitação da articulação, inchaço e vermelhidão local. É uma urgência ortopédica, isto é, uma vez diagnosticada, precisa ser tratada o mais rápido possível”, explica o ortopedista Marcos Cortelazo, especialista em joelho e traumatologia esportiva e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
Causas da artrite séptica
Segundo o especialista, a artrite séptica ocorre devido a uma infecção por agentes como Staphylococcus aureus e Streptococcus principalmente por três causas. “A artrite séptica pode surgir devido a uma inoculação direta do agente infectante, da bactéria. Por exemplo, se o paciente ralar o joelho, pode ocorrer uma infecção local que chega na articulação”, diz.
Leia a matéria completa no site Correio 24 Horas, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!