O yoga é uma prática ancestral originada na Índia há mais de 5 mil anos. Apesar disso, ela permanece sendo atual, já que oferece inúmeros benefícios para a saúde. Isso porque ele traz equilíbrio entre o aspecto físico e mental, beneficiando qualquer pessoa que pratique. No entanto, há benefícios específicos para as mulheres – não importando a idade.
De acordo com a professora de yoga especializada no método Kaiut Yoga, Bruna Tiboni Kaiut, além de promover relaxamento e flexibilidade, o yoga também aborda questões específicas que podem afetar positivamente a saúde feminina.
“Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o yoga também pode trazer diversos benefícios que vão muito além da melhora de flexibilidade, alcançando inclusive um refinamento de diversas funções importantes para o organismo”.
Veja 4 benefícios da yoga para a saúde da mulher:
1 – Ajuda no controle do estresse e da ansiedade
A prática de yoga combina técnicas de respiração, meditação e posturas que ajudam a reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Para muitas mulheres, que lidam com sobrecargas profissionais, pressões sociais e oscilações hormonais ao longo da vida, esses benefícios são especialmente relevantes.
“Praticar yoga regularmente pode ajudar a equilibrar os hormônios do estresse, reduzindo os níveis de cortisol e melhorando o bem-estar emocional, até mesmo em períodos de TPM”, destaca a especialista.
2 – Alivia sintomas da menopausa
Durante a menopausa, é comum que as mulheres enfrentem sintomas como ondas de calor, insônia e irritabilidade, provocados pelas mudanças hormonais. A yoga pode ser uma aliada nesse período, promovendo equilíbrio e conforto.
“O yoga é uma ferramenta importante para aliviar os sintomas da menopausa. As posturas e técnicas de respiração contribuem para o equilíbrio hormonal e ajudam a melhorar a qualidade do sono”, explica.
Leia a matéria completa no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!