Home Brasil Rui Falcão registra candidatura e amplia racha por presidência do PT

Rui Falcão registra candidatura e amplia racha por presidência do PT

0

O deputado federal Rui Falcão (SP) oficializou nesta quarta-feira (9/4) sua candidatura à presidência do PT, ampliando o racha no partido do presidente das República, Luiz Inácio Lula da Silva. Além do parlamentar, outros três nomes sinalizaram desejo pelo cargo: o ex-prefeito de Araraquara Edinho Silva e dois integrantes do diretório nacional, Valter Pomar e Romênio Pereira.

Rui Falcão foi presidente do PT entre 2015 e 2017 e disputa o cargo com o lema “Com a base, construir a esperança”. De acordo com o parlamentar, o comunicado oficializando sua candidatura foi enviado ao atual chefe do partido, o senador Humberto Costa (PE). O evento de lançamento da campanha do deputado à presidência ocorrerá na próxima segunda-feira (14/4), em São Paulo.

O candidato do presidente Lula é Edinho Silva, que faz parte da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), que ainda não se entendeu sobre quem será seu candidato. Parte desse grupo, ligada a Gleisi Hoffmann, que presidiu a sigla até março e deixou o cargo para se tornar ministra de Relações Institucionais, não aceita o ex-prefeito de Araraquara.

Essa ala da CNB afirma nos bastidores que o ex-prefeito não tem perfil para liderar a legenda para vitórias eleitorais, apontando que ele não conseguiu fazer um sucessor em Araraquara, que agora tem um prefeito bolsonarista. Diante do racha na corrente majoritária, os demais grupos internos do partido, como o de Rui Falcão, enxergam uma oportunidade para assumir a legenda este ano.

Um ponto que preocupa as lideranças do partido é fazer com que os debates da eleição não dividam ainda mais o PT. Pelo estatuto, a legenda é obrigada a realizar plenárias de discussão antes do processo eleitoral. Durante a disputa, a sigla também é obrigada a promover debates entre os candidatos em todas as capitais.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile